Fé para o coração e música boa para os ouvidos

                                                                                            por Rafael Viana

Surgida entre os negros dos Estados Unidos diante de um cenário de segregação racial, a música Gospel soa como um grito de liberdade e uma forma de expressar a fé cristã. Mais tarde, o gênero invadiria os templos religiosos, colocando o estilo como uma arte que veio a se aprimorar ao longo dos anos.

A invasão e uma variedade de ritmos têm atraído novos adeptos ao estilo que ganha destaque no cenário musical brasileiro. Os grandes corais acompanhados por órgãos deram lugar as guitarras e toda uma estrutura que transforma os cultos cristãos em uma verdadeira viagem musical.

Show da banda gospel Oficina G3. Imagem: Divulgação

Show da banda gospel Oficina G3.
Imagem: Divulgação

O Mercado

Diante das novas plataformas digitais e da temida pirataria, o público que consome o gênero musical segue fiel, por ver isso como um investimento em sua fé; O Gospel é, hoje, um dos estilos musicais que mais vende, por isso vem ganhando espaço em grandes gravadoras nacionais como Som Livre e Sony Music. Essa ruptura com o cenário tradicional em que surgiu a música Gospel fez com que os artistas se tornassem mais plurais em suas composições.

Atualmente, há uma inovação por parte de quem produz essa arte. Ainda muito inspirados nos americanos, os artistas do gospel seguem pregando a mensagem cristã. No entanto, com um novo suporte estrutural e um investimento técnico que nada deixa a desejar para estruturas de eventos seculares.  Isso alavanca os shows e encontros religiosos que atraem milhares de seguidores por todo o Brasil.

Banda Resgate, Oficina G3, Marcos Almeida, Leonardo Gonçalves, Rosa de Saron e Thalles Roberto são só alguns dos nomes que se destacam por suas composições carregadas de temas sociais e uma mensagem de fé e esperança.  E essa cena que cresce de forma contundente acaba por trazer uma nova forma de cultura, que reaviva a fé através da música.

Prepare o coração e aperte o Play:

Comentários

comments

Você pode gostar...