Rio 2

                                                                                            Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Blu (Jesse Eisenberg/Gustavo Pereira) já está enturmado e feliz no Rio de Janeiro ao lado de sua amada Jade (Anne Hathaway/Adriana Torres) e seus três filhotes, Carla (Rachel Crow/Ana Elena), Bia (AmandlaStenberg/Bruna Laynes) e Tiago (Pierce Gagnon/Yago Machado). Porém seus donos, Linda (Leslie Mann/Silvia Sallusti) e Túlio (Rodrigo Santoro) estão na floresta amazônica em novas pesquisas. Quando encontram uma ararinha azul ficam felizes por Blu e sua família não serem os últimos.  E quando Blu os vê na TV, resolve fazer as malas para a Amazônia. “

Eu e meu marido não éramos os únicos adultos naquela sessão das 21h30, mas éramos os mais entusiasmados. Eu já sou fã de Rio, de Carlos Saldanha, de seu amor pelo país traduzido nas imagens do filme. Comprei o blu-ray de Rio logo que foi disponibilizado nas lojas. Só não tenho os bonecos.

O primeiro filme foi assistido em sala normal, mas agora em 3D foi melhor ainda. Há um esplendor de cores, uma alegria envolvente, músicas contagiantes, imagens incríveis num roteiro gostoso e simples. Roteiro esse feito a oito mãos, sendo que duas delas, as do roteirista Don Rhymer, pela última vez. Rhymer faleceu em 28.11.2012.

A trama se passa após Túlio e Linda descobrirem uma ararinha azul na floresta amazônica. Eles querem se aprofundar na busca por outras para se dedicarem à proteção das aves. Assim que Blu fica sabendo, avisa sua família, prepara sua pochete com GPS, escova de dente elétrica e balas de menta. Todos estão ansiosos, inclusive seus amigos Nico (Alexandre Moreno) e Pedro (Mauro Ramos) que os seguem em busca de um astro para as festas cariocas. O reveillon recém terminou e procuram agora por um cantor para o carnaval.

Assista a versão dublada, pois essa é a original. Embora Carlos Saldanha seja carioca vive nos EUA, onde faz parte do time da Blue Sky Studios.  É conhecido mundialmente por seu trabalho em  A Era do Gelo, Robôs e Rio. Todo o filme foi feito lá, mas ele mesmo recomenda que se assista à cópia dublada. Afinal a trilha sonora do filme foi toda criada em português e só depois passada para o inglês. Tudo foi feito em português e os americanos ficaram com a tradução. A trilha sonora, mais uma vez, é de autoria de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown.

Dessa vez Blu tem uma nova inimiga a enfrentar. É a sapinha Gabi (Sheila Dorfman), apaixonada pelo cacatua-de-crista-amarela Nigel (Guilherme Briggs), grande vilão da história. Carlitos, o tamanduá que acompanha Nigel, também é engraçadíssimo e nunca perde a oportunidade de largar tudo para pegar formigas. Todos os personagens do primeiro filme estão de volta, mesmo que aparecendo pouco, como é o caso do buldogue Luiz (Julio Chaves). Maravilhoso com a baba sempre escorrendo.

Na floresta, Blu e sua família encontrarão um santuário de ararinhas-azuis, liderados pelo sogro Eduardo (Hércules Franco). Eduardo tem um grande amigo, Roberto (Manolo Rey), que é apaixonado por Jade. Além disso, ele canta muito bem e na versão americana foi dublado por, nada mais nada menos, que o cantor Bruno Mars.

O problema maior de Blu será a vontade de voltar ao Rio que ele já ama tanto. Sua família, entretanto, quer ficar na floresta. Dividido, ele só dará mais valor ao lugar quando tiver que lutar para mantê-lo afastado dos  humanos derrubadores de árvores e exploradores de madeira.

Não percam tempo! Peguem seus filhos, sobrinhos, netos e vão ao cinema. Ou vá sozinho, mas vá. Vale a pena assistir um Rio de Janeiro maravilhosamente colorido e sem violência. Uma floresta amazônica com uma gama de cores impressionante. Um balé visto de cima que lembra os áureos tempos dos musicais de Hollywood. Uma trilha sonora inesquecível, inclusive com direito à performance de Nigel cantando uma versão brasileira de I’llsurvive. Sem esquecer a mensagem de amor à família.

O primeiro filme arrecadou um total de US$ 484 milhões em bilheteria, sendo US$ 143 milhões  somente nas bilheterias americanas. Exigia uma sequência. Talvez o único pecado que encontrei tenha sido o da falta de informações. Nem no início, nem no final, quando apresentam cada um dos personagens do filme, há o nome dos dubladores. Sou daquelas que ficam até o operador desligar a máquina. E esperei. O nome dos dubladores de Rio 2 só aparecem por cerca de três segundos no último instante. Sendo impossível de ler. Por essa razão e por respeito ao trabalho dos personagens por trás dos personagens é que coloquei o nome de cada um deles ao longo do comentário.

Eu adorei Rio 2!  Sei que vocês lerão e escutarão outras opiniões que talvez desmereçam essa continuação ou a ache desnecessária. Eu recomendo que vá ao cinema e tira suas próprias conclusões. Vale o ingresso sim, vale passar quase duas horas imerso em muitas cores vibrantes e sair de lá alegre e com vontade de cantar.

Preciso dizer minha nota? É 10.

 

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Comentários

comments

Você pode gostar...