Projeto “Remar para o Futuro” da UFPEL é destaque na formação de jovens atletas no município

Nos dias 25 e 26 do mês passado, toda a delegação do projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas subiu ao pódio durante o Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos do Remo na capital gaúcha. 

Por Gabrielle Peres / Em Pauta.

Pedro Kerchiner na posição de primeiro lugar no pódio do Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos do Remo. /  Foto: Divulgação Remar para o Futuro

Acompanhados do coordenador técnico do projeto, Oguener Tissot, os jovens atletas conquistaram ao todo três medalhas de ouro e três de prata na competição que, por conta da cheia do Guaíba em Porto Alegre, aconteceu em local fechado. O campeonato é um dos mais importantes do ano e em função da possibilidade de obterem bolsas esportivas, as conquistas no Campeonato Brasileiro têm grande relevância para os alunos. 

João Pedro Kerchiner, uma das grandes promessas no remo, conheceu o projeto através da rede pública e vem participando continuamente desde seus 11 anos de idade. O atleta voltou da capital ao município com a medalha de ouro e demonstra uma grande paixão ao falar sobre o esporte e suas conquistas.

“Mesmo que eu já tenha subido ao pódio algumas vezes, subir lá é sempre incrível e ter pessoas incríveis competindo contra ti, vindo de vários cantos diferentes do Brasil, não tem como explicar em palavras essa sensação”, conta João. 

João Pedro e Henry Fontoura durante competição. / Foto: divulgação Remar para o Futuro.

O Remar Para Futuro, coordenado pelo professor da instituição, Fabrício Boscolo, proporciona aos jovens da rede pública a oportunidade de desenvolver a cultura esportiva, através de um ambiente cercado por profissionais da área. Os atletas inseridos no projeto também contam com uma educação nutricional, atendimento fisioterapêutico, além de experiências de formação individuais únicas a partir da rotina de treinos, competições e relações com a equipe. 

“Como atleta, eu comecei a ter uma boa alimentação, comecei a praticar mais exercícios, minha saúde melhorou muito. E no pessoal, senti que eu me tornei uma pessoa mais responsável, porque o projeto da prioridades para a gente seguir”, conta a atleta do projeto Brenda Freitas, medalhista de ouro no Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos do Remo. 

Atletas do projeto em competição. / Foto: divulgação Remar para o Futuro

O ingresso dos jovens acontece a partir de uma seleção prévia, onde o projeto visita escolas públicas da cidade de Pelotas em busca de futuros atletas. A partir de testes físicos e medidas antropométricas, jovens a partir dos 14 anos são escolhidos para integrarem o projeto. Segundo o coordenador Fabrício Boscolo, anualmente avaliam-se de 2 mil a 4 mil estudantes, sendo que o projeto disponibiliza apenas 30 vagas para aqueles com o melhor perfil cientificamente determinado para o remo, em função da quantidade de barcos e de profissionais. 

“Desenvolve-se disciplina, responsabilidade e senso de coletividade em prol de um ideal: a formação esportiva. Com a possibilidade de experiências diversas, com viagens para diversos locais do Brasil e do mundo, jovens esportistas têm a oportunidade de se tornarem cidadãos mais conscientes e experientes a partir do Esporte”, aponta o coordenador. 

Além disso, com um excelente perfil hidrográfico, Pelotas oferta bons locais para a prática do remo e tem o esporte como uma das modalidades mais antigas a ser iniciada no município. 

“Escolhemos o remo para oportunizar que jovens de baixa renda tenham a possibilidade de experimentar e ter sucesso em uma modalidade que, tradicionalmente, é praticada por pessoas de classes sociais mais abastadas. E tem dado certo demais, jovens em situação de vulnerabilidade têm iniciado a modalidade no Remar para o Futuro e construído suas vidas em Pelotas, Porto Alegre, Rio de Janeiro a partir do Esporte”, comenta Fabrício. 

Atletas do projeto durante treino. / Foto: divulgação Remar para o Futuro

Para o próximo ano, os atletas têm boas expectativas de ir em busca de torneios internacionais. A jovem atleta Brenda Freitas conta estar animada para lutar por uma classificação até o campeonato Sul Americano de Remo que será realizado no Brasil em 2024. 

“Eu quero muito ter essa experiência de ter uma competição na América do Sul que eu consiga competir com países vizinhos”, diz Brenda. 

Assim, a rotina de treinos segue durante o período de verão e, com as altas ondas de calor, o monitoramento para a perda de água e o reforço aos estímulos para hidratação nos treinos são aumentados. Além disso, também são feitos o uso de protetor solar e a redução da exposição prolongada, através de mais treinos indoor, isto é, em locais fechados.

Comentários

comments

Você pode gostar...