Projeto Loja Vazia arrecada roupas no Shopping Pelotas

por Karina Vaz

Já imaginou passar por uma loja e os manequins estarem sem roupas? Os cabides vazios? E o mais “estranho”: a loja estar aberta ao público. Esse é o cenário da Loja Vazia – no Shopping Pelotas. O espaço, que se difere das outras lojas do local, carrega um objetivo muito nobre: a doação de roupas.

A Loja Vazia abriu as portas para receber doações no dia 1° de julho, antes mesmo da inauguração oficial, que ocorreu no dia 2 de julho. Esse projeto acontece em todo o Brasil, contudo, aqui na cidade, a ideia partiu da administração do Shopping Pelotas com o apoio do movimento da Igreja Católica Emaús e do Banco Madre Teresa de Calcutá.

O espaço, que se difere das outras lojas do local, carrega um objetivo muito nobre: a doação de roupas. Imagem: Karina Vaz

O espaço, que se difere das outras lojas do local, carrega um objetivo muito nobre: a doação de roupas.
Imagem: Karina Vaz

De acordo com a integrante do Emaús, Ângela Dockendorff, a loja abre todo o dia com seus manequins e cabides vazios à espera de novas doações. “Objetivo é mostrar para comunidade que todo dia tem alguém precisando de uma peça de roupa”, diz.

Para manter o funcionamento do local, os jovens do Emaús se revezam pra fazer o recebimento das roupas na loja. Segundo Ângela, ao todo são 60 pessoas trabalhando e elas se dividem em duplas, quatro horas por dia para cada equipe.

Conforme Magali Falcão, também integrante do movimento Emaús, as roupas doadas, a maioria delas estão em perfeito estado de uso. O que ajuda, pois a pessoa que receber poderá aproveitar por mais tempo a peça.

As roupas doadas nessas duas semanas de campanha já estão sendo aproveitadas pela comunidade. De acordo com Ângela, as roupas são encaminhadas para o Banco Madre Tereza de Calcutá, que realiza a distribuição para as comunidades cadastradas na entidade.

Até agora, já foram arrecadas mais de 3,5 mil peças. A Loja Vazia estará aberta no Shopping Pelotas até o dia 16 de agosto, quando completa 47 dias de campanha.

Conforme Magali Falcão, também integrante do movimento Emaús, as roupas doadas, a maioria delas estão em perfeito estado de uso.  Imagem: Karina Vaz

Conforme Magali Falcão, também integrante do movimento Emaús, as roupas doadas, a maioria delas estão em perfeito estado de uso.
Imagem: Karina Vaz

 

Como doar?

Para doar uma peça de roupa é só ir até a Loja Vazia, localizada ao lado do cinema Cineflix, no Shopping Pelotas. As roupas precisam estar em bom estado. No local será feito um cadastramento para registrar as doações e, ao final de tudo, ter acesso à prestação de contas daquilo que foi doado.

 As doações podem ser feitas no horário de funcionamento do Shopping Pelotas: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h.

 

Loja Vazia

O projeto da Loja Vazia começou em 2013, em São Paulo. A ação foi desenvolvida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a campanha foi criada pela agência Loduca.  A primeira Loja Vazia foi instalada no Shopping Villa Lobos, localizado na zona Oeste de São Paulo.

De acordo com informações do site Comunicação e Tendências, no shopping foi instalado um espaço de vidro, simulando uma loja, estilo flagship store, onde, ao invés de comprar, os visitantes poderiam colocar roupas nas prateleiras vazias O resultado da campanha foi satisfatório. Em menos de um mês foram doadas 3.2 toneladas de roupas. As peças recebidas foram encaminhadas a entidades assistenciais, albergues e hospitais de São Paulo.

Comentários

comments

Você pode gostar...