Programa de extensão para o Bom Uso Energético vê resultados na UFPel

Por Carina Reis e Lucas Pereira

Em 112 meses, o programa realizou a economia de aproximadamente R$ 3.059 milhões nos campi da instituição de ensino

O Programa de Bom Uso Energético (Proben) utiliza a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) como campo de estudo para a redução de energia elétrica. O projeto surgiu em 2010, por meio da pesquisa de doutorado do atual coordenador, professor Antônio Carlos. Atualmente, é desenvolvido pelo Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) – que é um convênio da UFPel com a Eletrobrás.

Proben faz revolução energética na UFPel. (Foto: Lucas Pereira)

Desde que foi criado, o Proben avançou, diminuindo valores das contas da UFPel com a concessionária que fornece energia. Em 112 meses, o programa conseguiu economizar aproximadamente R$ 3.059 milhões nos campi da universidade. Para obter este resultado, foram analisadas contas dos 75 pontos de consumo constantemente, fator de potência e demanda e a eficiência das intervenções.

As premiações do programa são destinadas aos campi que menos consomem energia. Todos os campi da UFPel que economizarem, ganham a diferença que gastariam com a luz. Ocorre paralelamente uma outra premiação, nela o primeiro colocado ganha 5% do total de economia energética da instituição, o segundo 4%,o terceiro 3%, o quarto 2% e o quinto 1%. Os prêmios podem ser revertidos para demandas da universidade.

Para a bolsista do projeto, Renata Pereira, agir para a diminuição da energia é um bem precioso para todos “Além do bem que fazemos para o mundo economizando energia, devemos pensar no gasto da universidade’’. A bolsista Pauline Reis completa “As vezes deixam as luzes acesas porque esquecem, mas se vermos o quanto é gasto com isso, faz repensarmos o quão esse dinheiro é jogado no lixo. Se fizermos um esforço e apagar luz ou desligar o monitor, o dinheiro é revertido para o nosso próprio bem, comprando uma caneta para o quadro, a tinta para impressora’’.

Conversamos com as bolsistas do projeto Ana Pressi (Arquitetura e Urbanismo), Pauline Reis (Eng. Do Petróleo), Leticia Siqueira (Eng. Do Petróleo) e Renata Pereira (Arquitetura e Urbanismo), que nos explicaram o funcionamento. (Foto: Lucas Pereira)

Para mais informações sobre o programa e ver o quanto seu campus gasta, basta acessar o site wp.ufpel.edu.br/proben.