Para fortalecer o voleibol na cidade!

Projeto criado junto com a reabertura dos ginásios na cidade, traz um time jovem com foco na preparação de longo prazo

Por Gabriel Fritsch / Em Pauta

Treinador Luciano Barboza passa instruções durante treino
Fotos: Gabriel Fritsch/ Em Pauta

Cada vez mais o voleibol vem ganhando espaços nos ginásios pelotenses. Foi pensando nisso que a Arena EPV, ginásio localizado no bairro Porto, abriu as portas de suas dependências para a criação de um novo time, que leva o seu nome. Conhecida na cidade pelas escolinhas de futsal, a Arena EPV conta com uma quadra recém reformada exclusiva para a prática do voleibol e os treinos ocorrem semanalmente. A equipe começou seus trabalhos no dia sete de fevereiro, somente com atletas convidados e, após um mês, abriu seletiva para a entrada de novos integrantes. Luciano Barboza, treinador do time, explicou como surgiu a ideia de formá-lo: “Após solicitação de alguns atletas e as quadras estarem fechadas, comecei a dar aula de vôlei de praia. Após isso, e com a reabertura dos ginásios, a Arena EPV me convidou para ser o professor da quadra, formamos a parceria e começamos a fortalecer o esporte na cidade.”

Contando com um total de 22 atletas, o time mescla jogadores experientes, que já jogaram em diversas equipes conhecidas na cidade como VDD, IFSUL, Assis Brasil, com novatos no esporte, que pretendem entrar no cenário competitivo agora, fazendo essa mistura se tornar um projeto de longo prazo.

Victor Vieira, ponteiro, em seu treino de ataque. Foto: Gabriel Fritsch /Em Pauta

Segundo Victor Vieira, que apesar da pouca idade, 26, já acumula mais de 10 anos no esporte, o time vai figurar no topo entre dois ou três anos de muito trabalho, e acrescentou: “Acredito que o time tem muito potencial e, o principal, a vontade de querer evoluir. É a primeira vez que treinamos juntos como um time, estamos experimentando um outro formato da nossa prática do esporte coletivo. A mescla de experientes com novatos é uma troca de experiências extremamente válida – sempre visando o aperfeiçoamento de técnicas e táticas.”

Apesar do pouco tempo de criação os planos são de entrar em competições o mais rápido possível, dois compromissos já estão firmados para a agenda da equipe Arena EPV: Seletiva da Liga Gaúcha de Voleibol em São Lourenço do Sul, que ocorre no dia 24 de abril e os Jogos Abertos de Pelotas, sem data marcada, mas já confirmado para 2022. José Leonardo Lisboa, o Zé, levantador da equipe, comenta sobre a competitividade da equipe para campeonatos: “O time tem todas as chances de competir com qualquer equipe da cidade, pois estamos bem unidos. Eu, como levantador, nos treinos estou aprendendo cada vez mais, gosto de escutar críticas pois elas fazem com que eu queira melhorar, não falando só da minha pessoa, mas do time como um todo. O pessoal está com a mentalidade de brigar por vaga em time titular para os campeonatos, isso faz com que o time evolua muito.”

Time na conversa ao final do treino

Comentários

comments

Você pode gostar...