Outubro Rosa: vamos falar sobre o câncer de mama?

Por: Juliana Ramires

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 90 com o propósito de estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama. A data é comemorada no mundo todo e, desde 2010, o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) participa do movimento promovendo eventos para discussão do tema. Neste ano, a campanha se intitula “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, e traz como objetivo o fortalecimento das recomendações do Ministério da Saúde para o diagnóstico precoce e a desmistificação dos conceitos que permeiam o imaginário popular sobre a doença.

Para um maior entendimento e identificação precoce do câncer é necessário conhecer o que é a doença, o que aumenta os riscos, como prevenir, sinais e sintomas e a detecção precoce. É importante ressaltar que os conceitos aqui utilizados foram extraídos do site do INCA.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama que formam um tumor. De acordo com INCA há vários tipos de câncer de mama, que apresentam o seu desenvolvimento de forma diferenciada.

O que aumenta o risco?

A idade é fator importante, estima-se que cerca de quatro a cada cinco casos acontecem após o 50 anos. Outros fatores que aumentam os riscos são conhecidos, como fatores ambientais e comportamentais, reprodutivos e hormonais e fatores genéticos e hereditários, que podem ser encontrados no site do INCA. É importante ressaltar que possuir um ou mais dos fatores genéticos e hereditários simboliza um risco elevado de desenvolvimento da doença.

Como prevenir?

Hábitos saudáveis são essenciais para prevenção. Estima-se que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com uma mudança de hábitos. Ou seja, exercícios, alimentação equilibrada, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas diminui significativamente a chance de desenvolvimento da doença.

Quais são os sintomas?

Observar as mamas é fundamental para a percepção dos sintomas, os principais são:

* A de nódulo (caroço) fixo, endurecido, e geralmente, indolor;

* Pela avermelhada ou retraída na região da mama;

* Presenças de nódulos nas axilas e pescoço;

* Presença de secreção nos mamilos.

Detecção Precoce

Os sintomas podem ser detectados pela visualização. Também é recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia de rastreio (quando não há sinais da doença) a cada dois anos. Já mamografia diagnóstica pode ser solicitada em qualquer idade, desde que haja a suspeita da doença. Essa mamografia não é recomendada em mulheres muito jovens, pois as mamas são muitos densas e os resultados podem ser incorretos, de acordo com o INCA. Para maiores dúvidas, acesse a cartilha do INCA sobre a campanha deste ano, informe-se e previna-se.