Marc Márquez é Pentacampeão mundial de Motovelocidade

Por Jordy Vaniel

Sete vezes campeão no motociclismo e cinco na categoria máxima, a “Formiga de Cervera” comemorou muito em Motegi. Foto: reprodução/Instagram

O que você se imagina fazendo daqui a seis anos? Talvez formado, abrindo um negócio próprio ou quem sabe cursando uma pós-graduação. Nesse mesmo espaço de tempo, um pequeno jovem espanhol desbancou lendas das duas rodas e conseguiu ser cinco vezes campeão do maior escalão do motociclismo.

Nascido em Cervera, uma pequena cidade da catalunha, Marc Márquez chegou nas categorias de base da MotoGP esbanjando confiança. Em 2010 foi campeão na 125cc, no ano seguinte começou a correr na Moto2, na qual se sagrou campeão em 2012. Já em 2013, subiu à categoria máxima, e conquistou o título em seu ano de estreia, repetindo o feito de Kenny Roberts em 1978.    

Com cinco campeonatos ele, com apenas 25 anos, entra no limitado panteão de lendas como o seu fervoroso rival e heptacampeão Valentino Rossi, o também pentacampeão australiano Mick Doohan, e o octacampeão Giacomo Agostini, os únicos que apresentam uma mão inteira de títulos.

Dentro da pista Marc tem um arrojo inconfundível, como um verdadeiro ás, combate seus rivais como se cada curva fosse a sua última. Sua pilotagem é um deleite para os espectadores, leva sua Honda ao limite com uma pilotagem plástica lotada de derrapagens e empinadas, em diversas curvas colocando a motocicleta em ângulos de deixar cabelos em pé, entretanto sua performance sempre foi questionada.      

Durante o caótico Grande Prêmio da Argentina deste ano, vimos um pouco da atuação controversa por qual Márquez é conhecido. O piloto deixou sua moto apagar e a movimentou antes da largada, um dos comissários de prova teve que entrar na pista e recuar sua moto. Até então não havia problema, mas após a punição de “ride through” devido a esse incidente, o piloto foi buscando o pelotão um a um e os passando de forma “insegura”. Não devolveu posição após receber um aviso e ocasionou a queda de dois pilotos por contato lateral, um deles era Valentino.

Pela sua idade e talento Márquez tem tudo para se igualar ou quem sabe até bater Valentino, tudo depende de até quando “o doutor” estará participando do campeonato, já que esse se mostrou devidamente competitivo apesar dos seus 39 anos. A equipe da Yamaha tem engenheiros muito competentes que podem criar um equipamento de ponta, como já mostraram anteriormente. Sem falar dos grandes pilotos que estão na batalha como Dovizioso e Lorenzo, da italiana Ducati que vêm em uma exponente, e a sensação Cal Crutchlow que deu um grande show durante a temporada, que podem atrapalhar Márquez na sua busca por mais títulos.

Comentários

comments

Você pode gostar...