JOGOS VORAZES- A ESPERANÇA: PARTE 1

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), KatnissEverdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e PlutarchHeavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar PeetaMellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.”

É preciso dizer, antes de tudo, que Jogos Vorazes me surpreendeu. O tema era interessante e tinha ação na medida certa. Quando assisti Jogos Vorazes: Em Chamas vi que havia uma produção mais esmerada e a ação também agradava.

A série de filmes, num total de quatro,começou em 2012 e é baseada nos livros homônimos da autora americana Suzanne Collins. Oprimeiro se encontra na lista dos 65 filmes de maior bilheteria da história e ganhou quase todos os prêmios a que disputou.

A Esperança é repleto de curiosidades, a começar com a morte prematura do ator Philip Seymour Hoffman, que interpreta PlutarchHeavensbee. Seymour faleceu uma semana antes do final das filmagens e seu personagem não foi substituído, pois suas imagens, nos outros dois filmes, foram aproveitadas com reescrituras, truques de câmera eefeitos especiais digitais.

Foi filmado digitalmente e será o primeiro da série a ser lançado em IMAX, diferente do primeiro que foi feito em película. É o mais curto dos três, tem 2h05 e Jennifer usa uma peruca bem visível, tendo em vista que cortou os cabelos curtos e os pintou de loiro novamente, após o segundo filme.

Mas o que dizer do filme… Observando as criticas, para os que leram os livros, o que não é o meu caso, o filme supera as expectativas. Para mim, faltou o jogo em si. Faltou ação e se dedicou mais ao lado psicológico e sensível de Katniss.

Katnissestá deprimida e em estado de choque no Distrito 13,com os que sobreviveram à destruição do Distrito 12.  Tudo que precisa é saber se Peeta está vivo. Entretanto a presidenteAlma Coinprecisa conseguir a união dos sete distritos que estão em greve contra a Capital. Eles agora precisam de um incentivo para que a rebelião continue e a popularidade de Katniss é o que interessa. Ela é um produto a ser vendido. Na realidade é a única esperança.

Na guerra de marketing entre os presidentes Snow e Coin, os jovens Katniss e Peeta são manipulados. A história se torna acinzentada e morna. E personagens importantes, tais como Haymitch (Woody Harrelson), Effie (Elizabeth Banks), Finnick (Sam Clafin), Johanna (Jena Malone) e mesmo Peetaaparecem muito pouco.

Considero, pelo público que estava no Cineflix do Shopping Pelotas, que o filme foi recebido muito bem por fãs da série, embora para mim Jennifer não pareça confortável no que faz. Mas temas mais complexos, comoo desequilíbrio social, a manipulação da mídia e o desejo de liberdade tornam a história interessante.

Segundo o site G1, a assessoria da distribuidora Paris Filmes informa queA Esperança: Parte 1 estará em cartaz em 1.300 salas do país. E se você é fã vá ao cinema logo! Minha nota, não pela produção, mas pela falta de ação, é 8,5.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...