A Desalambrar, a chapa que quer abrir as portas da Universidade

Por Gabriel Bresque e Juliana Santos

A chapa 3 concorrente à eleição para o DCE da UFPel baseia sua ideologia em um conceito básico: a busca por uma Universidade Popular. É de seu desejo que a Universidade “quebre seus muros com a sociedade”. Com seu nome A Desalambrar, deseja que as pautas do dia a dia da sociedade pelotense sejam integradas na comunidade estudantil, seja em projetos de extensão, pesquisas ou até em envolvimento direto com outros movimentos populares e sociais.

Novamente, para se conhecer a fundo essa chapa é preciso entender seu nome. A expressão A Desalambrar marca um grito de liberdade na história e na identidade sulamericana, e registra em um continente com histórias de lutas e que tem, da Venezuela até o sul do Chile, uma vida particular de um povo aguerrido e altamente ligado às lutas populares e suas origens.

Foto: Reprodução página do facebook (http://on.fb.me/1Fjq1fx)

“¡A desalambrar!, ¡a desalambrar! Que la tierra es nuestra, es tuya y de aquel, de Pedro, María, de Juan y José” (A desaramar! Desaramar! Que a terra é nossa, é tua e daquela, de Pedro, Maria, de Juan e José). O trecho da canção de Victor Jara é também o ponto de partida da representação da Chapa 3, que crê na Universidade como um lugar de todos e que, acima de tudo, deve fazer parte da comunidade pelotense, não apenas dos estudantes. Além disso, o termo “desaramar” do português, significa, em uma tradução bruta, retirar os arames que separam a sociedade. A terra e nossa, é de todos, e para os representantes da A desalambrar da UFPel é o que também parece ser.

Aos que querem conhecer melhor essa ideologia, existem outros movimentos artistícos e culturais que usam dessa expressão para apresentar seus modelos. Em Córdoba, a plataforma A Desalambrar defende as lutas pecuarias e de terra, e seu manifesto pode ser encontrado na página.

É seguindo e apresentando essa ideologia, que a Chapa 3 oferece à Universidade uma nova proposta de DCE, que buscará unir as diferentes redes da sociedade pelotense com a comunidade estudantil. Suas propostas podem ser encontradas em sua página no Facebook.

Confira abaixo o vídeo e a transcrição na íntegra da entrevista feita com membros da Chapa 3 – A Desalambrar.

Em Paula UFpel: O que a chapa considera mais importante desempenhar dentro de um DCE?

Natan Battisti (Engenharia de Petróleo): Desde do começo da caminhada pra formar uma chapa pro DCE que A Desalambrar a gente começou a ver o que é mais importante como central na nossa faculdade. E do descontentamento dos nossos alunos a gente viu que faltava ser representados. E essa representação faltava em cada campus. Eu acho que o que está faltando hoje no DCE, e é isso que a gente tá tentando levar, é a ideia de popularizar a Universidade, é levar os estudantes às causas e trazer eles para a luta que é isso o que eu acho que está mais faltando na nossa Universidade. E disso nasceu A Desalambrar que vem para quebrar os muros da UFPel e interagir com a sociedade em que a gente está inserido.

EMP: Como será a organização e interação para ouvir e dar retorno aos cursos?

N.B: Primeiramente, a ideia da nossa chapa é aquilo de se trabalhar horizontalmente, ou seja, trabalhar com os alunos, com os professores, ver o que tá faltando nos prédios e aí organizar um bloco de luta onde a gente possa conquistar os avanços que a Universidade precisa. Porque hoje está muito centrado em escritórios e às vezes os alunos nem chegam às causas em que o DCE está brigando, se é que está brigando, e como falei anteriormente, desse sentimento nasceu A Desalambrar que vem pra fazer o contato com o aluno, buscar o aluno dentro da sala de aula e aí sim conseguir trazer ele para a luta, inteirar ele, politizar ele, o que é muito importante, para que a gente consiga avançar como Universidade, como estudante e como sociedade em geral.

EMP: Qual ou quais propostas sua chapa julga ser prioridade?

N.B: O centro das nossas propostas é a Universidade popular, ou seja, é pegar o aluno, trazer junto do DCE e levar ele pra comunidade fazendo projetos de extensão, levando ele nas escolas. Disso nasceu nosso projeto, que é um dos projetos que puxa frente é o DCE na escola, que é um DCE que vai levar o ENEM, que vai levar o SISU, que vai levar as cotas, falar do PAVE, e trazer esses alunos, porque eu mesmo tive a experiência no meu curso, engenharia de petróleo, de ir nas escolas e os alunos não saberem que existem vários cursos na UFPel, não saber como funciona o ENEM, apesar de hoje ele ser muito divulgado. Então é desse sentimento que a gente pensa em trazer os alunos e dessa ideia de uma Universidade popular nasceram novas propostas que é a luta pelo passe livre estudantil, a questão dos ambientes de convivência nos prédios a regulamentação de cantinas, fazer com que o aluno tenha acesso a infraestrutura básica, o mínimo necessário a gente tá falando na UFPel, hoje a UFPel precisa trabalhar com o básico e isso é uma luta que o DCE abraça. O DCE é cultural, é social e é desenvolvementista e a gente precisa crescer como Universidade, crescer como sentimento dos alunos e disso A Desalambrar está puxando frente nessas eleições.

Aline Silveira (matemática): Lembrando que é muito importante que os alunos votem porque na última eleição com cerca de 15 alunos presenciais na UFPel e somente 3 mil foram os votantes. E lembrando que o DCE é a representação estudantil dentro dos estudantes dentro da Universidade, por isso que a gente tem, junto do DCE, os DA’s e acontece muito dos cursos pequenos não terem um DA por falta de estímulo para ter. Então um dos nossos projetos seriam Crie seu DA em que o DCE vai auxiliar junto na burocratização e no que precisa para que cada curso tenha seu DA para poder ter uma boa representação estudantil dentro da Universidade.