I Simpósio de Análise do Discurso ocorreu em Pelotas

Por Alexia Ribeiro e Roberta Chiesa

Com organização do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Laboratório de Estudos em Análise do Discurso e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS) ocorreu nos dias 1 e 2 de junho de 2017 o I Simpósio de AD – A Pesquisa em Análise do Discurso na Região Sul em Pelotas.

(Foto: Divulgação)

O evento, sediado no prédio do curso de Direito da UFPel, teve como organizadoras as professoras Luciana Vinhas, Cristina Zanella, Janaína Brum e Marcia Dresch. A proposta foi proporcionar um espaço para que fossem debatidas as pesquisas científicas em AD em desenvolvimento no Rio Grande do Sul.

O espaço foi aberto tanto para ouvintes como para apresentadores de comunicação, organizado em sessões elaborados por mestres, doutorandos ou doutores, além de mesas redondas. Ao total foram 20 resumos apresentados por comunicadores, dos mais variados corpus, divididos em dois dias de Simpósio.

Além disto, três mesas redondas, compostas por palestrantes professores e doutores, falaram sobre a Análise do Discurso em vertentes de política e resistência, língua e ensino e, por último, corpo e voz.

Profa. Dra. Maria Tereza Velozo (URI) fala sobre “Arquiteturas Discursivas na moldura do espaço sobre o corpoarte no onde do aço e bronze”. (Foto: Alexia Ribeiro)

Para a Profa. Dra. Luciana Vinhas, uma das organizadoras do evento, a ideia do Simpósio surgiu a partir da percepção da AD no Sul ser muito forte: – Temos vários pesquisadores que trabalham com AD no RS e ainda não tínhamos um evento ou local para refletirmos sobre, mais precisamente sobre as pesquisas que são desenvolvidas no nosso estado. Então a nossa proposta foi criar um evento que promova uma reflexão sobre AD principalmente sobre as pesquisas daqui do estado, que nos permitisse debater e discutir sobre elas. Considerando que temos vários pesquisadores da área e que tiveram sua formação na Universidade Católica de Pelotas, com palestrantes mestres ou doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UCPel – .

Luciana comentou também o grande número de inscrições e como foi o critério de confirmação de participação: Como o evento foi gratuito, foram 317 inscritos, porém só haviam lugares para 240. A didática de inscritos então foi dada pela confirmação de inscrição e participação por e-mail. Ao total tivemos 224 confirmados. Fora as pessoas que se inscreveram no local não ultrapassando o limite de lugares do auditório.

Sobre a notável diversidade de trabalhos quanto aos temas, a Organização do Simpósio falou: AD inicialmente surgiu como um dispositivo teórico analítico, para analisar a língua enquanto forma material da ideologia. Com o passar dos anos e com o desenvolvimento de pesquisas em AD no Brasil, essas materialidades acabaram se expandindo, então agora como a gente analisa a forma material da ideologia – esse é o nosso objeto –  o corpus pode ser qualquer coisa que tenha existência material: pode ser a língua, a voz, pode ser o corpo, uma imagem, um filme. Tudo isso pode ser analisado pelo viés teórico da AD. Por isso essa amplitude. É uma teoria que pode aplicar análise sobre vários tipos de corpus. As mesas então foram escolhidas por serem pesquisas aqui do RS. – Finalizou Luciana Vinhas.

O Simpósio também teve em sua programação três conferências – uma de abertura, uma intermediária e outra de fechamento – com a Profa. Dra Aracy Ernst (UCPel), entremeio  com o Prof. Dr. Pedro de Souza (UFSC) e com a Profa. Dra. Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS), respectivamente.