IFRS campus Rio Grande contará com bacharelado de Arquitetura e Urbanismo a partir de 2024

O curso surge a partir da extinção do tecnólogo em Construção de Edifícios

Por Tais Carolina / Agência Em Pauta

IFRS campus Rio Grande
Reprodução/Tais Carolina

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Rio Grande contará, a partir do ano de 2024, com o curso superior de Arquitetura. A decisão foi tomada na última semana (27) junto ao Conselho Superior do IFRS, que conta com representantes dos 17 campus da instituição. Conforme o diretor na cidade rio-grandina, Alexandre Machado, o bacharelado surge a partir da extinção do Tecnólogo em Construção de Edifícios.

Questionado sobre a motivação para que a oferta do Tecnólogo em questão fosse encerrada, Machado relatou problemas na atuação profissional dos alunos formados.

Alexandre Machado – diretor IFRS campus Rio Grande Reprodução/Tais Carolina

“A ideia dos tecnólogos veio importada dos Estados Unidos. Lá, esses cursos tem grande aceitação. É um curso técnico mais aprimorado, mas que não é considerado superior”, iniciou o diretor. “O tecnólogo fazia plantas de edifícios, mas não conseguia assinar os projetos pois o Conselho dos Arquitetos e o Conselho dos Engenheiros não permitia”, concluiu, frisando que a dificuldade de campo para atuar após a formação propiciou a evasão escolar, o que enfraqueceu o curso.

Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 25 vagas para ingresso no ano que vem, destas, 80% virão do Processo Seletivo do IFRS, que ocorre em dezembro, e 20% do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O diretor explica, ainda, que o número de vagas é ofertado de acordo com o quadro de arquitetos docentes, no qual cada profissional pode orientar no máximo cinco alunos. Sobre o custo para oferta do bacharelado em Arquitetura, Machado afirma que não será necessário nenhum gasto extra ao Instituto, visto que será aproveitado 100% do quadro de docentes e dos laboratórios oriundos do antigo curso de Tecnologia em Construção de Edifícios.

Campus Rio Grande

O IFRS campus Rio Grande possui os cursos superiores de Engenharia Mecânica e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Além disso, existem os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio como Automação Industrial, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Geoprocessamento, Informática para Internet e Refrigeração e Climatização. Já os cursos subsequentes ao Ensino Médio são os técnicos em Automação Industrial, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Geoprocessamento, Enfermagem e Refrigeração e Climatização.