Final de duplas mistas do Aberto da Austrália consagra uma bicampeã

Por Luís Artur Janes Silva 

No último sábado (01), tivemos a decisão do torneio de duplas mistas do Aberto da Austrália de tênis. Esta partida marcou a continuação da programação do final de semana derradeiro do primeiro Grand Slam da temporada. A dupla formada pela tcheca Barbora Krejciková e pelo croata Nikola Mektic derrotou o time de Bethanie Mattek-Sands (EUA) e Jamie Murray (GBR), por dois sets a um, com parciais de 5-7, 6-4, 10-1.

Krejciková e Mektic mostram o troféu que conquistaram no Aberto da Austrália. Imagem: Getty Images

Para Mektic, a conquista do Slam australiano representou o primeiro título deste nível na carreira. Enquanto isso, Krejciková, campeã de duplas femininas em Wimbledon e Roland Garros, ambos em 2018, obteve um feito histórico. A tenista tcheca é a primeira jogadora de duplas mistas que conquista dois Abertos da Austrália de forma consecutiva desde 1989. Neste ano, Jana Novotná, outra tenista tcheca, conquistou o bicampeonato real de duplas mistas na Austrália, atuando ao lado de Jim Pugh.

Em 2019, Krejciková jogou com o estadunidense Rajeev Ram e derrotou na final o duo australiano formado por Astra Sharma e John-Patrick Smith. Na final de 2020, os campeões enfrentaram uma dupla considerada muito forte. Mattek-Sands e Murray são os atuais bicampeões do Aberto dos Estados Unidos e eliminaram os cabeças de chave número um deste Slam australiano, Marcelo Melo (BRA) e Barbora Strycová (TCH), ainda na rodada inicial do torneio.

 Historicamente, os grandes vencedores das duplas mistas no Aberto da Austrália, são os duos locais formados por Nell Hall Hopman e Harry Hopman (4 títulos conquistados nos anos 1930) e Nancye Wynne Bolton e Colin Long (4 troféus obtidos nos anos 1940). Além destas duplas, as australianas Daphne Akhurst Cozens, Thelma Coyne Long e a lendária Margaret Court também possuem quatro canecos, mas atuaram com parceiros diferentes. Entre 1970 e 1986, os torneios de duplas mistas não foram realizados no Aberto da Austrália. Após esta interrupção, o domínio de títulos passou a ser dos tenistas. Tim Pugh (EUA), Leander Paes (IND) e Daniel Nestor (CAN) são donos de três troféus neste período, mas atuando com parceiras diferentes.

Comentários

comments

Você pode gostar...