Fenadoce abre trazendo projetos inovadores e uma corte adorável

O primeiro dia da Feira de Doce de Pelotas de 2023 – mais conhecida por ‘Fenadoce’ – traz diversas atrações, novas e antigas, para sua 29ª edição

A 29ª Fenadoce começou ontem, dia 2 de junho. (Foto: Maria Clara Morais Sousa)

Por Maria Clara Morais Sousa e Sarah Oliveira

Com o tema “Doce Sabor da Infância”, a Feira do Doce de Pelotas é uma longa tradição e patrimônio cultural da cidade e do Brasil – sendo inclusive certificado pelo Iphan – e no ano de 2023 ela traz para exibição alguns projetos de extensão da UFPel, IFRS Campus Rio Grande e IFSul Campus Pelotas. Além dessas atrações, sua tradicional e simpática corte, doces temáticos e arquitetura característica também estão à espera do público neste ano. 

Projetos

O primeiro stand ao entrar na feira é o do IFSul, nele os cursos de eletromecânica, química e robótica se apresentam. Com um motor de um Fiat 147, o curso de eletromecânica expõe seus conhecimentos sobre o curso e o objeto. A aluna do curso de eletromecânica Nicole Saraiva, diz: “É muito bom. A gente tá pela primeira vez expondo, então conseguir conversar com as pessoas, explicar sobre o motor é uma experiência maravilhosa, né?”. 

O motor do Fiat 147 está sendo revivido pelos alunos do curso de Eletromecânica do IFSul. (Foto: Sarah Cremonini de Oliveira)

Já o curso de Química traz o projeto ‘Monitoramento da Qualidade da Água e do Ar no Campus Pelotas’, que propõe análise da água presente no campus, após a contaminação da água por coliformes fecais e o surto de Covid-19. A aluna Amanda Cardoso afirma que espera “despertar interesse das pessoas pelo assunto, já que se trata de uma questão importante”.

Mais para o lado temos o stand da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que possui uma programação especial para a edição deste ano para os projetos que serão apresentados. Nesse primeiro dia o escolhido foi o ‘Historep’ (@hist.rep), um projeto multidisciplinar idealizado pela professora Sandra Fiala.

“A histologia é uma matéria que é básica, é uma matéria muito difícil, porque eles têm que observar lâminas no microscópio, então fica um pouco chato. Então a gente tentou fazer com que o aluno esteja junto à histologia em casa “, diz Sandra. O projeto abrange as áreas de farmácia, veterinária, zootecnia, medicina, odontologia, fisioterapia, biologia e enfermagem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Junto à Arena de Inovação do SebraeX, o IFRS Campus Rio Grande também exibe os projetos de alguns de seus cursos. Entre eles temos o ‘Cultura Maker’, um projeto focado em impressão 3D que tem como objetivo estimular a criatividade dos alunos do 5º ao 9º ano de escolas municipais do Rio Grande.

A impressão 3D é um dos destaques dos projetos do IFRS Campus Rio Grande na feira este ano. (Foto: Sarah Cremonini de Oliveira)

Ketlen Viega afirma que o propósito é que os alunos “voltem a fabricar as próprias coisas, saiam dessa automatização que tá no mundo de hoje que é só pegar, entrar na internet e deu já era. Não! A gente quer que todo mundo volte a criar as próprias coisas, a pensar, a sentir aquela euforia de ‘Meu deus foi eu que fiz isso aqui”.

Já o ‘TecnoMaker’ é um projeto baseado em iniciação tecnológica e ensino sobre programação de uma forma mais didática com jogos simples e divertidos. Tudo é feito pelos alunos bolsistas da Instituição, desde as aulas até os materiais de ensino.

A IFECO, equipe de eficiência energética, também esteve presente com seu carro por bateria elétrica que ganhou segundo lugar na Shell Eco-Marathon de 2022. O projeto foi iniciado em 2015 e busca promover a sustentabilidade com novas tecnologias no campo da eficiência energética em automóveis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Agricultura Familiar

Outro espaço importante da Fenadoce é a área dedicada especialmente aos produtos cultivados pela agricultura familiar. Com estandes que vão desde alimentos e bebidas a roupas e itens decorativos, esta parte da feira é rica em produtos de alta qualidade e produção passada de geração em geração, tal qual dizem Vera Tuchtenhagen, Rosangela Maria Costa Dias e Ane Crochemore.

“A gente tá seguindo os passos do vó e vô, preservando sempre a qualidade dos doces”, diz Ane Crochemore, que lidera o estande dos “Doces Crochemore”. Sendo uma tradição criada há décadas ou recentemente por uma família e seus amigos, os estandes da agricultura familiar é um lugar rico de produtos e histórias relacionadas à Pelotas e região.

Produtos produzidos pela agricultura familiar são um destaque à parte da Fenadoce todos os anos. (Foto: Sarah Cremonini de Oliveira)

Corte

Sendo um dos marcos tradicionais da feira, a Corte da Fenadoce deste ano conta com as suas três baronesas Kayane Medina, Larissa Dias e Martaneli Gonçalves. Sendo o segundo ano em que as Baronesas formam a corte, que antes era dividida entre a rainha e as duas princesas.

Larissa com um sorriso no rosto afirma que “É um momento especial e único. A gente tá vivendo realmente um sonho e a gente se preparou para viver isso e hoje, pelo primeiro dia da feira, somos felizes e realizadas”.

As três Baronesas da Fenadoce 2023: Kayane, Larissa e Martaneli. (Foto: Maria Clara Morais Sousa)

Espaço Kids 

As crianças se divertem com diversas atividades espalhadas por toda a feira deste ano. (Foto: Sarah Cremonini de Oliveira)

Sendo os principais rostos da edição, as crianças ganharam espaços exclusivos na feira para que pudessem vivenciar o evento de uma nova maneira. Junto ao ‘Grupo Tholl’, as crianças presentes na campanha deste ano e as demais presentes no local foram surpreendidas por algumas atividades lúdicas em frente á parte da ‘Fábrica do Doce’ da feira, com muita risada, diversão e fotos com os artistas e a famosa Formiguinha – o mascote da Fenadoce.

Além deste espaço perto aos doces, há diversos estandes espalhados pela sede onde os pequenos podem aproveitar. O estande da Prefeitura Municipal de Pelotas possui o espaço ‘Pelotas: Cidade das Crianças’, o qual disponibiliza atividades para desenho e também pintura no rosto. Juliana Amaral, recepcionista do espaço kids, diz que as crianças “tão bem ativas, tá sendo bem interessante.”

A Prefeitura criou um espaço exclusivo para que os pequenos pelotenses e visitantes possam brincar enquanto estão na feira. (Foto: Sarah Cremonini de Oliveira)

A Fenadoce acontecerá de 2 a 18 de junho com uma programação diferente durante todos os dias de atividade. Para mais informações, basta clicar aqui. 

Comentários

comments

Você pode gostar...