Federer vence Alex de Minaur e garante o décimo título em sua terra natal

Por Luís Artur Janes Silva

Federer conquista o décimo título em Basel, sua terra natal. Imagem: AFP/Fabrice Coffrini.

 

Neste domingo (27), tivemos a final do ATP 500 de Basel, na Suíça, um dos treze que compõem a terceira série de campeonatos mais importantes patrocinados pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), abaixo dos Masters 1000 e do Grand Slam. Disputado na terra natal de Roger Federer, este torneio representa o momento mais emocionante da temporada para o suíço. E, como um bom anfitrião, Federer não decepcionou seus fãs e garantiu a décima conquista em Basel, após derrotar o australiano Alex de Minaur em sets diretos (com duplo 6-2).

A ligação de Federer com o torneio realizado na sua terra natal é realmente muito forte. Desde 2000, quando chegou na primeira final em Basel, e perdeu para o sueco Thomas Enqvist, o suíço esteve presente em 15 decisões, tendo triunfado dez vezes (2006, 07, 08, 10, 11, 14, 15, 17, 18, 19). Além disso, Roger foi vice-campeão em 2001, 2009, 2012 e 2013. A partir de 2006, Federer só não esteve presente na final de 2016, que foi vencida pelo croata Marin Cilic, que derrotou Kei Nishikori.

Aproveitamento fenomenal de Federer, que é perseguido de longe pelo sueco Stefan Edberg, dono de três canecos em Basel. Entre os tenistas da atualidade, Novak Djokovic e Cilic tem uma conquista na Suíça. Enquanto isso, o argentino Juan Martin Del Potro obteve o feito de vencer duas finais seguidas contra Federer (2012, 2013), atuando no quintal do mito suíço.

Na campanha do decacampeonato, Federer atuou quatro vezes e não perdeu sets. Além disso, perdeu apenas 18 games dos 66 que disputou. O único adversário que resistiu ao suíço, foi o grego Stefanos Tsitsipas, que na semifinal caiu num duplo 6-4. Desta forma, Roger comemorou o quarto título da temporada e o 103º da carreira, garantindo o posto de segundo maior vencedor do circuito da ATP.

Comentários

comments

Você pode gostar...