18 novembro: o primeiro dia da Seleção Portuguesa de Futebol

Por Pedro Henrique Costa Krüger

Foi no longínquo ano de 1921 que a Seleção das Quinas entrou em campo pela primeira vez. No dia 18 de novembro daquele ano, os portugueses foram a Madrid enfrentar a seleção espanhola e perderam por 3 a 1. Rodeada de polêmicas, a estreia da seleção nacional de Portugal completa hoje 93 anos.

Os primeiros selecionados portugueses para a estreia. Foto: Museu Virtual do Futebol

Os primeiros selecionados portugueses para a estreia. Foto: Museu Virtual do Futebol

Portugal jogou e perdeu, segundo os portugueses, num campo ruim, “pelado” e muito estreito. O gramado era do estádio Campo de O’Donnell, à época do Real Madrid, que tinha a capacidade de receber cinco mil pessoas. Os três gols espanhóis foram marcados por Manuel Meana e Paulino Alcántara, duas vezes, enquanto que o único (e primeiro tento) português foi marcado por Alberto Augusto, irmão de um dos jogadores que se envolveram em uma das tantas polêmicas que rodearam a estreia portuguesa.

Espanha venceu por 3 a 1, em Madrid

Espanha venceu por 3 a 1, em Madrid

A controvérsia começou quando a União Portuguesa de Futebol (organização anterior à atual Federação Portuguesa de Futebol) avaliou a possibilidade de promover uma partida entre os selecionados das cidades de Porto e Lisboa para recolher fundos para custear a viagem da seleção nacional à Espanha. O problema é que a Associação de Futebol do Porto (AFP) sabia que seriam convocados apenas jogadores lisboetas, lançando nota proibindo os seus filiados de disputarem a partida amistosa entre as duas cidades. Artur Augusto, irmão do autor do único gol português na estreia internacional, se recusou a acatar as ordens da AFP e se dirigiu à capital para a partida.

A convocação também foi polêmica. O jogador Artur José Pereira – considerado o melhor jogador na aurora do futebol português – se recusou a representar o país porque o seu irmão, Francisco Pereira, e o companheiro de equipe, Alberto Rio, não foram chamados. Foi um grande baque para todos por ele ser, à época, o jogador com maior destaque e qualidade do futebol português.

O dia 18 de novembro de 1921 não marcou apenas uma simples estreia. Deu início também à rivalidade entre Portugal e Espanha e acirrou os ânimos dos adeptos de Lisboa e Porto. Além disso, originou a seleção do país que deu ao mundo do futebol jogadores como Eusébio – um dos melhores futebolistas de todos os tempos –, Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

Comentários

comments

Você pode gostar...