Farroupilha sai na frente, mas cede empate ao Inter-SM

Mesmo com a presença de Trem, seu torcedor-símbolo, o Farroupilha não conseguiu vencer o Inter-SM. Imagem: Luís Artur Janes Silva

Por Luís Artur Janes Silva

No último sábado, dia 23 de fevereiro, o Farroupilha voltou a campo para cumprir o segundo compromisso na fase inicial do Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. O Farrapo estreava nos seus domínios e enfrentou o Inter de Santa Maria. Vindo de um empate diante do São Gabriel, o Tricolor do Fragata esperava conseguir o seu primeiro triunfo no certame, mas a boa equipe santamariense, que saiu perdendo, buscou o resultado e o empate (1×1) acabou refletindo o panorama da partida, pois cada equipe dominou uma etapa do jogo.

PRIMEIRA ETAPA

No primeiro tempo, o Inter teve maior posse de bola, mas um bem postado  Farroupilha teve as melhores chances e terminou este período do jogo com vantagem no placar.

Logo aos três minutos, o Farroupilha chegou à defesa do Colorado de Santa Maria, quando Bruno Domingues cruzou da esquerda e o centroavante Daniel Quevedo cabeceou dividido com o zagueiro Ícaro e a bola foi para escanteio. No minuto seguinte, o bom meia Deni, cobrou o escanteio para o Farrapo e o balão foi parar nos pés do zagueiro Ferreira, que emendou de primeira, a pelota bateu na trave e foi parar na rede defendida pelo goleiro João Paulo. Estava aberto o placar, mas o Inter-SM chegou com relativo perigo aos 8 minutos da etapa inicial, no momento em que Paulo Henrique recebeu de Bruno Flores e chutou por cima do gol.

Deni foi o protagonista de mais duas chances do Farrapo. Aos 15 minutos, o meia cobrou outro escanteio e o inseguro goleiro João Paulo tirou a bola no “susto”. Três minutos depois, Deni cruza e Daniel Quevedo tenta concluir para o gol, a bola passa toda a extensão da meta e quando Carlos Gatto preparava-se para concluir, Jean mandou para mais um escanteio a favor do Tricolor do Fragata.

Sem conseguir transpor o bloqueio defensivo do Farroupilha, o Inter-SM teve outra chegada aos 21 minutos através de lance protagonizado por Fabrício, que recebeu lançamento de Bruno Flores, deu dois cortes em Denis e concluiu para fora. O Farroupilha respondeu no minuto seguinte, quando Carlos Gatto avançou pela esquerda, chegou à linha de fundo, mas chutou para fora.

Assim, o jogo transcorreu sem grandes sobressaltos até o final da primeira etapa. Aos 44 minutos, William passa para Denis, que entra em velocidade pelo lado direito de ataque, chutando da linha de fundo e obrigando o goleiro João Paulo a mandar a bola para escanteio. Enquanto isso, o Inter-SM tentou avançar suas peças com a entrada do volante Mateus Magro no lugar do lateral-direito Jean. O técnico Luciano Corrêa deslocou o outro volante, Júlio César, para o lado do campo e Mateus se somou à linha ofensiva da meia cancha santamariense. Esta medida acabou não surtindo o efeito desejado no primeiro tempo.

SEGUNDA ETAPA

No segundo tempo, o Inter-SM conseguiu ser mais efetivo e passou a dominar as ações do jogo, aproveitando-se do seu maior gabarito técnico e mostrando melhor condicionamento físico, pois movimentou-se bastante apesar do calor exagerado da tarde de sábado (sensação térmica de 42º C).

Mas, antes da fase de predomínio do Inter-SM, logo aos 30 segundos da etapa final, Deni recebe a bola na direita, corta para o meio, chuta e a pelota é desviada para escanteio. Depois disto, o Inter-SM teve as melhores possibilidades de gol, uma delas com Fabrício, que foi acionado por Mateus Magro, girou sobre a zaga, chutou, mas a bola foi para escanteio. Aos 12 minutos, Thiaguinho cobrou falta da intermediária e o goleiro Jean mandou para escanteio. Este foi, sem dúvida, o lance mais bonito da partida.

Acuado, o Farroupilha voltou à carga aos 13 minutos, após arremate desferido por Denis, da intermediária da cancha. Três minutos mais tarde, Bruno Domingues acionou Roger, bom jogador, que entrou no segundo tempo. O menino irrompeu pela direita e bateu forte na bola, que foi por cima do gol.

Depois deste lance, o Inter-SM retomou as rédeas do jogo e chegou em três oportunidades à meta de Jean. Aos 22 minutos, Cabeça arremata da intermediária e a bola passa por cima da trave. Mais oito minutos de jogo e o Colorado de Santa Maria faz a primeira jogada com seguidas trocas de passes na partida e preocupa o sistema defensivo do Farrapo.

Mas o golpe fatal chega no minuto trinta e um da etapa final, após uma bola jogada na área, a zaga do Farroupilha se atrapalha, o goleiro Jean sai do gol, mas fica no meio do caminho (no final da partida, o arqueiro disse que teria sentido uma fisgada na panturrilha) e o defensor Ícaro desvia de cabeça para empatar o jogo.

Depois da igualdade, o Inter passou a administrar o andamento das ações, visando diminuir o desgaste provocado pelo calor excessivo. O Farroupilha adiantou suas peças ofensivas e bombardeou o goleiro João Paulo nos minutos finais da partida. Assim, aos 42 minutos, Roger bate falta fechada no lado esquerdo do campo, o arqueiro de equipe de Santa Maria se atrapalha e, após confusão na área, o juiz paralisa a ação.

Mas a melhor chance do Farrapo aconteceu aos 45 minutos do segundo tempo, quando Léo Korte, sozinho e de frente para o gol, cabeceia para fora, após escanteio batido por Roger. Com o término da partida, os jogadores do Farroupilha mostravam-se contentes com o resultado, mas com a certeza de que poderiam ter vencido o confronto. Para Carlos Gatto, que atuou abaixo de sua média costumeira, a chance de ganhar do Inter foi real, mas o Farrapo teria cansado por causa do calor. Enquanto isso, Tiago Mineiro, que substituiu o volante Gil Gaúcho, garantiu que o Fantasma continuará seu trabalho, que está no caminho certo.

Depois deste resultado, o Farroupilha ocupa a quarta colocação na tabela de classificação do Grupo A da Divisão de Acesso. O Fantasma está com dois pontos conquistados e tem um jogo a menos que os líderes da Chave, Lajeadense e Inter de Santa Maria. Aliás, a equipe de Lajeado será o próximo adversário do Farroupilha. A partida está marcada para quarta-feira, dia 27 de fevereiro, com início previsto para 20 horas. O confronto acontecerá na Arena Alviazul, em Lajeado.

Comentários

comments

Você pode gostar...