Exibição de filme em São Lourenço debate totalitarismo

Por Gabriela Schmalfuss

No dia 2 de agosto, quarta-feira, será exibido o filme “A Onda”, em São Lourenço do Sul. A ação, promovida pela Frente Brasil Popular, acontece no espaço “Boteco Chique”, localizado na Rua Júlio de Castilhos, nº 2150. Segundo a organização, o objetivo da exibição é estimular o senso crítico da população sobre as formas de totalitarismo do mundo moderno, observando que o fascismo ainda é algo presente nos dias atuais.

Lançado em 2009, o filme é baseado em fatos reais e ambientado em uma escola da Alemanha. A narrativa conta a história do professor da disciplina de autocracia, Rainer Wenger (Jürgen Vogel). Buscando exemplificar o conteúdo aos alunos, ele decide formar um governo fascista dentro da sala de aula. É formado então o movimento “A Onda”, que possui uniformes e saudações próprios. A situação, porém, sai do controle e o projeto da escola passa a se tornar um movimento real.

Assista ao trailer

Frente Brasil Popular

O cine-debate integra as ações da Frente Brasil Popular do município. Fundada oficialmente em São Lourenço em maio deste ano, a Frente busca, com o apoio de toda a comunidade, a realização de ações democráticas e que incentivem espaços de debate. Suprapartidária (que está além dos partidos ou acima deles), a Frente Brasil Popular existe em diversos municípios do país e tem o objetivo de dar protagonismo ao povo, como resposta às práticas de desmanches e retrocessos das políticas sociais no Brasil e à onda conservadora que assola o país.