Estudantes participam do 2° Festival de Euterpe da Canção Estudantil de Pelotas
Evento reuniu diversos estudantes do ensino médio e universidade para apresentações de músicas autorais
Por Gabriel Dias de Medeiros / Em Pauta
O 2° Festival Euterpe da Canção Estudantil de Pelotas ocorreu no final da tarde de 7 de dezembro, no auditório Enilda Feistauer, no IFSul Câmpus Pelotas. O Festival é responsável por premiar alunos do ensino médio e universitários por composições de músicas autorais.
A edição deste ano contou com sete apresentações, além de apresentações musicais do coordenador do projeto, o professor de Música, Marco Antônio Fragoso e músicos pelotenses. Os estudantes participantes concorreram a cinco premiações, nas categorias: melhor música-universitário, melhor música-ensino médio, melhor arranjo, melhor intérprete e melhor instrumentista. Todos os participantes também receberam uma ajuda de custo de R$ 200, com o propósito de incentivar os estudantes para que continuem produzindo novas músicas autorais.
Um dos organizadores do evento, responsável pela Coordenadoria de Atividades Culturais (COAC) do IFSul, Wagner Passos, elogiou todos os estudantes que se inscreveram para o Festival: “Para nós, essas sete apresentações foram uma surpresa, exatamente pela qualidade que os estudantes apresentam suas composições”, comentou Wagner.
De acordo com o coordenador do Festival, Marco Antônio Fragoso, o Rio Grande do Sul é um estado em que ocorrem diversos festivais musicais, nesse sentido, Marco criou o Festival Euterpe da Canção Estudantil no ano passado, com o objetivo de incentivar estudantes de música a comporem suas próprias canções. O professor de música ainda ressaltou a importância de eventos como esse, que enfatizam aspectos como a “música, cultura, tradição e aspectos sociais da nossa sociedade”. Além disso, o coordenador do Festival ressaltou a importância da música como papel fundamental e transformador na vida das pessoas: “A música também nos dá esse poder de autoestima, confiança e criatividade”, afirmou Marco.
O “Festival Euterpe da Canção Estudantil de Pelotas” é um projeto de extensão contemplado pelo Edital de Cultura PROEX 03/2023, com apoio da COAC, Diretoria de Pesquisa e Extensão (DIRPEX), Coordenadoria de Apoio às Atividades de Audiovisual (COAAUDI) e Coordenadoria de Produção e Editoração Gráfica (COPEG).
Premiações:
Melhor música-universitário: “Me leve para Paris”, de Emanuelle Porto Nornberg
Melhor música-ensino médio e melhor intérprete: “Até o amanhecer”, de Isadora Sell Fischer e Pablo Soares
Melhor arranjo e melhor instrumentista: “Eclipse n°1”, de Leo Francisco de Barba Biehl
1° Menção Honrosa: “Acho melhor se afastar”, de Octávio Furtado de Furtado e Michele Villela Pereira
2° Menção Honrosa: “Bicicleta”, de Victor Luiz do Carmo Bretanha
3° Menção Honrosa: “Em seu Sangue serei santo”, de Samuel Rodrigues Bartz