Estande do Senac enche a Fenadoce de afeto com aulas-shows

O espaço da faculdade Senac na Feira do Doce de Pelotas trouxe uma programação cheia de gastronomia focada em tradição

O estande do Senac irá exibir aulas-shows durante toda a Fenadoce esse ano. (Foto: Sarah Cremonini de Oliveira)

Por Maria Clara Morais Sousa e Sarah Cremonini de Oliveira

Quem esteve nesse final de semana (03/04) no estande da Faculdade Senac junto com o Fecomércio, percebeu que histórias eram o prato principal. As aulas-shows administradas por ex-alunos ocorreram às 15h, 17h e 19h, e continuarão rolando pelas próximas semanas.

O diretor da Faculdade Senac, Tiago Radmann, contou que “(…) a instituição deve estar sempre em contato com as demandas da sociedade e estar na 29ª Fenadoce é uma das formas de isso acontecer.” “(É) uma forma também da gente se conectar com a comunidade pelotense, oferecer as nossas formações”, diz ele.

O estande do Senac reúne diversos ex-alunos para apresentarem seus conhecimentos gastronômicos ao público. (Foto: Maria Clara Morais Sousa)

A primeira do dia foi ministrada pelo chef João Paz, o qual ensinou a receita de ‘Bocadillo de Filé ao Molho de Queijo’. O ex-aluno também anunciou que vai abrir seu próprio restaurante – chamado Valhalla – daqui a 30 dias no Centro de Pelotas. A receita é uma criação individual escolhida devido à união de sabores que oferece e João diz estar feliz com a conquista de sua primeira aula-show: “(…) para mim significa uma vitória, significa um passo a mais”.

Seu desejo de infância sempre foi cozinhar, começou aos 14 anos, mas só foi se profissionalizar mais tarde, devido a imprevistos na sua vida. Ele conta que, “o Senac me proporcionou coisas absurdas, gigantes, me abriu horizontes e hoje me proporciona estar aqui para demonstrar um pouco.”

Bocadillo de Filé ao Molho de Queijo feito pelo chef João Paz. (Foto: Sarah Cremonini de Oliveira)

Um pouco depois, tivemos a chef Mariane Saraiva, do Parque Stoneland. Sua receita é antiga, surgiu em meados de 1930 e possui um significado para ela: uma receita de família que sua bisavó fazia. A ‘Pavlova de Frutas Vermelhas’ é servida em seu restaurante – chamado Cascata – como sobremesa com temperos orgânicos de produtores locais.

Mariane dividiu o palco com outra ex-aluna, Raele Coimbra, a qual também possui memórias afetivas com o prato e o fez diversas vezes com a colega de classe durante as aulas do Senac: “ Virou a nossa receita”, ela diz.

O sábado foi finalizado com o chef Igor Oliveira, do restaurante Neptúnia Wine Bar, o qual realizou a receita de risoto de charque com moranga defumada. A escolha veio da significância do charque para a cidade de Pelotas e o desenvolvimento da cultura do doce.

No domingo houve apenas uma estrela, a chef Cátia Leal, do Senac Santa Cruz fez as seguintes receitas: Bruschetta de Aipim com Nozes e Gorgonzola, Cuca com Creme de Cerveja e Bacon e, por último, Arroz Cateto Integral com Ragu de OssoBuco e Crocante de Pinhão.

Cátia confessou estar animada, sendo essa sua primeira Fenadoce, e diz estar amando a cidade e as pessoas. Por possuir raízes portuguesas, ela já se identificou com a cultura doceira e se apaixonou pela gastronomia pelotense. Sobre a escolha ela afirma: “Eu trouxe em cada um dos preparos um pouquinho do meu saber fazer culinário, que é um tema de toda essa festa, que fala de tradições, dos saberes e dos fazeres da doçaria portuguesa e eu trouxe minha história assim dessa forma”. Mas também diz que pensou na facilidade e acessibilidade dos ingredientes.

A chef Cátia Leal e uma de suas receitas da aula-show de domingo, 04/06. (Foto: Maria Clara Morais Sousa)

O aluno João Mesquita também a ajudou no preparo, sendo seu assistente na cozinha o dia inteiro. Ele confessa que a experiência é puxada, mas que está gostando. “É fantástica a experiência, é uma coisa única, né? Porque ela é uma chefe muito experiente e é minha primeira vez trabalhando com ela e em uma feira “, diz ele.

Assistente de cozinha e de aula-show, João Mesquita está ao lado de Cátia em todos os passos das receitas. (foto dele) (Foto: Maria Clara Morais Sousa)

A programação da semana conta com mais aulas-shows de segunda a sexta-feira e uma palestra na quinta-feira sobre Cozinha Afetiva e Maternidade e é possível visualizá-la por aqui.