Gastronomia da UFPel recebe alunos e ex-aluno em stand próprio

O Stand de Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) trouxe neste sábado (10) e domingo (11) receitas de pratos autorais

Por Maria Clara Morais Sousa e Sarah Cremonini de Oliveira/ Em Pauta

Esse é o segundo ano que o curso de tecnologia em Gastronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ganha um stand próprio perto da Cidade do Doce na Feira de Doce de Pelotas. Nele são realizados aulas-show e oficinas com alunos, ex-alunos e professores.

Todos eles passaram pela seleção da professora e coordenadora do curso, Tatiane Grande, que também irá apresentar uma receita no dia 17/06 às 17 horas. Tatiane explica que selecionou “Primeiro as receitas e depois os alunos”, já que parte deles teve a criatividade de criar a receita em provas.

Um exemplo é a estudante Janete Monteiro que teve aula com a professora Tatiane na disciplina de Técnicas de Base e Conservação de Alimentos, na prova prática ela fez o preparo de uma Compota de Batata Doce, a receita que veio para a Fenadoce.

Preparo de compota de Batata Doce por Janete Monteiro. Foto: Maria Clara Morais Sousa/Em Pauta

Não é sua primeira vez, ano passado a aluna veio auxiliar uma professora e esse ano afirma estar feliz de poder começar a treinar para uma carreira acadêmica. Janete também comenta a importância de estar ali, “traz bastante público pra cidade, visibilidade para nossa cultura doceira.”

Já Marília Azambuja é ex-aluna e fez mestrado de ciência e tecnologia dos alimentos também na UFPel, seu estudo foi focado no arroz, por isso ela trouxe o “Arroz Doce da Vó Nancy”, que também se relaciona com o tema da feira deste ano “Doce sabor da infância”. Ela conclui que “a melhor receita que me traria essa memória afetiva”.

Sobre estar ali ela diz ser gratificante, no seu tempo de aluna ela trabalhou no Diretório Acadêmico e confessa que “é muito bom retornar após a formatura e toda essa caminhada depois de concluir o curso para também seguir com esses contatos”.

Preparo do Arroz Doce da Vó Nancy por Marília Azambuja. Foto Maria Clara Morais Sousa/ Em Pauta

No domingo (11), o dia começou com uma receita de “Pêssego Festivo” ministrada por Nataniel Wyse e Tatiane Centeno. Alunos que também fizeram a matéria de Técnicas de Base e conservação de alimentos.

Nataniel comenta que todos os processos usados na receita são técnicas de conservação, e Tatiane complementa sobre como essas técnicas já são usadas em casa pelo público que não as identifica, ela afirma: “É incrível, porque na verdade a gastronomia está presente no nosso dia a dia”.

Segundo Wyse a receita partiu do pêssego, já que Pelotas é a cidade do pêssego, mas não foi possível utilizar a mesma fruta na aula-show, devido a indisponibilidade da mesma. Centeno fala que a escolha do figo foi pela produção que também é da região, feita em Morro Redondo.

As últimas a se apresentar no domingo foram as alunas Giulli Pacheco e Isabela Modernel, com as aulas-shows “Sucrée de manga” que também foram feitas em uma prova na qual os únicos ingredientes disponíveis eram uma manga, ovo, farinha de aveia e pêra. Giulli contou que colocou a pimenta dedo de moça para tornar a receita mais interessante.

A confeiteira da empresa Doces da Vovó, Joicy Botelho, diz que irá levar isso para vida, pois achou a ideia super inovadora. Ela conta que entrou no stand interessada pelo doce, mas saiu fascinada pelo gosto da pimenta com a manga.

Tatiane comenta sobre a importância do stand “para a divulgação do curso, não apenas para o curso, mas também para a instituição”.Nataniel Wyse complementa “a gente tem um curso aqui que é fundamental para a cidade, que é a gastronomia”.

O espaço receberá mais oficinas e aulas shows nesta sexta (16). sábado (17) e domingo (18).

Programação do Stand de Gastronomia da UFPel. Fonte: Divulgação