Espetáculo Raízes do Samba de Tocos foi atração na Biblioteca Pública de Pelotas

Por Francine Dias

O Projeto Sonora Brasil Sesc realizou hoje, às 20 horas, na Biblioteca Pública de Pelotas, o espetáculo do Grupo Raízes do Samba de Tocos, diretamente da Bahia.

samba-de-roda5x3

Foto: Reprodução (Diário da Manhã)

O grupo, que está em turnê pelo país desde julho, existe há sete anos. Formado principalmente por camponeses que residem na região da antiga fazenda dos Tocos, município de Antônio Cardoso, interior da Bahia, representa, através dos tambores e batuques, a tradição do samba de roda da comunidade quilombola baiana. Suas apresentações costumam ser em locais de caráter profano e em algumas festividades religiosas, particularmente as ligadas a São Cosme e São Damião.

Liderado pelo Mestre Satu, o grupo Raízes do Samba de Tocos é composto pelos músicos: Roque da Viola, Antônio Luiz, Antônio Almeida, Francisco Coelho, Carleoni das Virgens, Antônia Neri, Edilma Neri e Maria de Lourdes, tocadores e cantadeiras/sambadeiras que cantam acompanhados com tambores de oca de pau, pandeiros, triângulo, cacumbu e viola. Lembrando que a entrada para o evento é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas no Sesc Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, 914), ou pelo telefone (53) 3225.6093

Projeto Sonora Brasil

Em sua 16º edição, o projeto Sonora Brasil – Tambores e Batuques/Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea – tem a proposta de estimular um olhar crítico sobre a produção e mecanismos de difusão de música no país.

Sua primeira edição foi em 1998 e, desde então, já fizeram parte do projeto cerca de 70 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país. As apresentações, essencialmente acústicas, já alcançaram um público superior a 500 mil espectadores e têm como principal objetivo a valorização dos intérpretes e de suas obras.

De acordo com o auxiliar Cultural do Sesc Pelotas, Lucas Vidal, o Projeto Sonora Brasil visa promover a diversidade da música brasileira, ajudando, assim, a promover a circulação dos trabalhos dos músicos.

Os temas, que são escolhidos a cada dois anos, visam aprofundar as relações do público com os aspectos relevantes da música brasileira. Os temas são apresentados através de concertos e as informações detalhadas divulgadas por catálogos distribuídos ao público gratuitamente.

Serviço: Projeto Sonora Brasil – Raízes do Samba de Tocos Onde: Bibliotheca Pública Pelotense – Praça Cel. Pedro Osório, nº103, centro Quando: Sábado (04/10), às 20 horas – Entrada gratuita