ESPAÇO DEDICADO AO CAFÉ: UM CONVITE A CONHECER MELHOR O GRÃO

Por Brunna Vitoria e Matheus Muniz

Os números relativos ao consumo de café no Brasil surpreendem: 20,33 milhões de sacas em 12 meses, crescimento da demanda e consumo médio de 4,89 litros por habitante ao ano. Esses dados, divulgados pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) em parceria com o Consórcio Pesquisa Café e com a Embrapa Café, surpreendem e demonstram a popularidade em alta da bebida. Essa paixão dos brasileiros é, e não podia ser diferente, também dos pelotenses, e o Em Pauta UFPel foi conhecer o Café 35, onde ele é protagonista.

Várias são as opções na hora de escolher o expresso. (Foto: Reprodução)

Várias são as opções na hora de escolher o expresso. (Foto: Reprodução)

O espaço reúne vários sabores, aromas e formas de preparo tendo o grão como referência principal. Eduardo Schneider, além de sócio proprietário, também é degustador e classificador, o profissional que no empreendimento especialista em cafés finos é o responsável pela compra do grão.

Ele explica que a qualidade do produto oferecido no mercado é determinado a partir de vários aspectos, tais como: a doçura, o corpo, a acidez e o poder residual, além da sensação de tomar um bom café por longo tempo. “Em relação a qualidade da bebida, ela é avaliada diretamente com a presença do açúcar natural no grão”, destaca.

Taina Vilela ficou dois meses se especializando como barista. (Foto: Reprodução)

Taina Vilela ficou dois meses se especializando como barista. (Foto: Reprodução)

São várias as etapas de produção: plantio, colheita, beneficiamento, seleção, torra de grãos, finalização e distribuição. Após tudo isso, é a vez dos baristas concluírem o processo. Eles são os responsáveis em garantir a qualidade final do grão aos que frequentam a cafeteria. “O nosso trabalho é extrair um expresso perfeito, respeitando o padrão de tempo, peso, granulometria, compactação e temperatura da água”, conta Taina Vilela.

A ideia de investir no setor nasceu quando o grupo de empreendedores assistiu uma reportagem que abordava a ascensão desse mercado no país, há pouco tempo explorado apenas no exterior. “Identificamos que gostaríamos de oferecer esse produto de qualidade ao nosso consumidor”, finaliza Eduardo.

Além de oferecer um serviço de qualidade, o espaço conta também com uma livraria. O Café 35 fica na Av. República do Líbano, 286, Pelotas, RS.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...