Escola ocupada recebe Oficina proporcionada por alunas de Jornalismo da UFPel
Por Mariana Lealdino e Mylena Acosta
Alunas do terceiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas, realizaram na última sexta-feira, 3 de junho, uma oficina para os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, que foi ocupada na tarde de 21 de maio.
Para aquecer a manhã fria, típica do outono pelotense, a roda de conversa foi acompanhada pelo chimarrão e intensificada pelo debate a cerca da atual situação educacional que o país vem enfrentando. As graduandas abordaram como a mídia pauta as notícias referentes às ocupações e explicaram o efeito da comunicação para difundir ideias e fortalecer o movimento. Após a conversa, os alunos produziram textos, que envolvessem o movimento, com base nas dicas dadas pelas futuras jornalistas. Além disso, Lúcia Berndt, professora da escola e apoiadora do movimento, engrandeceu a conversa.
Para o aluno Eduardo Dornelles, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, mesmo no período de ocupações, a aprendizagem é constante e as oficinas, que estão sendo realizadas na Escola, agregam conhecimento e sabedoria ao dia a dia.
Além de defenderem a educação pública e de qualidade, dentre as reinvindicações dos alunos estão às melhorias na estrutura da Escola, como a rede elétrica, que possui mais de 16 anos e impossibilita a utilização de equipamentos simultâneos por não suportar a carga elétrica, ocasionando constantes “apagões” na Escola.
O encontro foi de aprendizagem mútua e, os participantes da oficina mostraram total comprometimento com suas responsabilidades sociais, fortalecendo a luta dos educadores. A juventude atual possui um grande poder de disseminação e transformação, e a união de todos é essencial para que os objetivos dessa luta sejam alcançados com êxito.