Quem é ZAZ?

Embora não seja uma artista popular em terras brasileiras, seus shows ficaram com ingressos esgotados nas principais capitais nacionais e vem conquistando cada vez mais fãs. 

A cantora francesa vive imersa na música desde os cinco anos de idade. Imagem: Reprodução/Instagram

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

“Eu quero amor, alegria, bom humor
Não é o dinheiro que me trará felicidade
Eu quero morrer com a mão no coração” 

Com essas palavras da canção Je Veux, a cantora Zaz se tornou a artista francesa mais tocada no exterior em 2010, com nada menos que 1 milhão de cópias vendidas do seu primeiro álbum. Esse sucesso é devido à imersão musical vivida desde os cinco anos de idade, quando fez aulas de violino, piano, guitarra, canto e coral.

Aos vinte anos, Zaz passou a cantar nas ruas e cabarés de Paris, porém a reviravolta na sua carreira foi quando ela leu um anúncio no jornal, onde uma gravadora buscava uma cantora com voz rouca para interpretar canções de Jazz, com a qual gravou seu primeiro álbum e atingiu o ápice de sua carreira.

Suas músicas não podem ser enquadradas em apenas um gênero musical, e isso atrai um número maior de fãs com diferentes estilos, além disso, Zaz possui uma voz rouca e um sorriso marcante que encantaram Paris e o mundo, sendo por esse motivo comparada por muitas pessoas com a renomada artista francesa Edith Piaf.

Isabelle Greffroy aderiu ao nome artístico Zaz justamente pela alusão a um ciclo constante, (do Z ao A e do A ao Z). O que parece descrever também sua capacidade de variar entre os gêneros e estilos musicais , como o rock, pop, jazz, estilo cigano e anos 80.

Je Veux, La vie en Rose, Les Passants, Si Jamais J’oublie e Le long de la route são as cinco músicas cantadas pela artista mais tocadas no aplicativo Spotify,  possuem em comum letras cheias de lirismo e subjetividade, além da marcante rouquidão e beleza da voz da artista.

Os vídeos no Youtube do canal oficial de Zaz são repletos de comentários de diversas nacionalidades e aproximam a cantora desses fãs através de um clique. Pelos vídeos se nota uma cantora energizante, simplista e sua genialidade transparece no timbre da sua voz e na sua capacidade de imitar instrumentos como se estivesse apenas brincando de fazer boa música.

Ela fez alguns shows pelo Brasil em sua turnê pela latino-america, e em entrevista para a revista Época no ano de 2017 falou sobre os fãs do Brasil. “É sempre surpreendente me apresentar do outro lado do mundo e ver um público que não é francês cantando na minha língua. Fico com os pelos do braço arrepiados toda vez que me lembro dessa experiência que tive com os brasileiros”.

Embora não seja uma artista popular em terras brasileiras, seus shows ficaram com ingressos esgotados nas principais capitais nacionais e vem conquistando cada vez mais fãs. Zaz saiu das ruas de Paris e alcançou o mundo com seu estilo e sua voz singulares, trazendo uma forte representatividade da música francesa no mercado internacional, quebrando brilhantemente os padrões estéticos e de estilo musical que geralmente se encontram em artistas femininas globais.

Comentários

comments

Você pode gostar...