Escola Família Agrícola da Região Sul recebeu sua primeira turma

Por Carina Reis e Lucas Pereira

O dia 16 de maio foi marcado pela abertura do Centro de Treinamento de Agricultores (CETAC) para a primeira turma que iniciará os estudos na Escola Família Agrícola da Região Sul (EFA Sul), em Canguçu.

A instituição é a primeira a ser instalada na região sul do estado. Ao todo são 35 jovens de Pelotas, São Lourenço do Sul, Amaral Ferrador, Cerrito, Bagé e Canguçu que integram o grupo, que ao final do curso de três anos e meio com o estágio, terão a formação em técnico em agricultura, com ênfase na agroecologia, sendo essa uma maneira de incentivo à permanência no campo.

A escola acolhe todos, inclusive a família de quem estuda. (Foto: Reprodução)

A escola possui um modelo diferenciado de educação, sendo pautado na metodologia da Pedagogia da Alternância, ou seja, o aluno desenvolve seu aprendizado cumprindo uma carga horária integral de cinco dias da semana na EFA. Nas sextas-feiras todos vão à propriedade familiar, onde será aplicada uma pesquisa sobre o meio rural, com orientações dos professores.

Segundo o coordenador da Escola Família Agrícola da Região Sul, Cleu Aquino Ferreira, é de grande importância o Canguçu ter sido escolhida como sede, pelo seu número de propriedades familiares no interior e ser referência na Agricultura Familiar, estimulando assim a continuação na zona rural.

– A EFA trabalha com a construção do conhecimento popular e empírico e une ao científico a questão da Pedagogia da Alternância. Esses elementos estimulam a juventude se aproximar do campo, onde os estudantes são desafiados a desenvolver a viabilidade no local, acompanhado dos educadores. A EFA defende a formação para a continuação no meio rural, tendo o jovem como um futuro agricultor, com a capacitação necessária para a sucessão familiar. – Explica o coordenador.

A escola também possui uma formação integral e conjunta, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do ensino, com aspectos culturais, vivenciais e de lideranças, entre outros.

Instituições apoiadoras da EFA Sul:

A comissão da EFA Sul é formada por instituições apoiadoras, que são: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Cooperativa União, União das Associações Comunitárias de Canguçu (UNAIC), Emater/RS, Movimento Quilombola, Secretaria de Educação de Canguçu, prefeituras municipais da região, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Fórum da Agricultura familiar.