Entre Muros e Espaços: exposição Colantes reúne 26 artistas

Em colaboração com o Coletivo Mancha, alunos do curso de artes visuais da UFPel democratizam a arte através de suas produções.

Por Guilherme Santana/Em Pauta

Terreno abandonado dá lugar para arte e artistas. // Foto: Guilherme Santana

Ocupando espaços do cotidiano dos estudantes a exposição Colantes: Entre Muros e Espaços” foi lançada na última segunda-feira (30). O projeto que reúne mais de 26 alunos do curso de artes visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), procura democratizar as produções de alunos do curso destacando o ambiente urbano de Pelotas.  A gente queria fugir desse mercado da arte mais tradicional, de galeria, museu, e levar a arte de uma forma mais democrática, um acesso mais democrático a esses trabalhos e também possibilitar que muitos estudantes que ainda estão nesse processo de formação tivessem seus trabalhos expostos comenta Bruno Zeferino, diretor e fundador do coletivo Mancha.

Passeando por diferentes técnicas e linguagens visuais a exposição utiliza desenhos, pinturas escultura, fotografia e colagens, provocando o público a reflexão sobre o consumo e produção de informações que acessamos diariamente. As lambes que compõem a exposição divulgam ideias, críticas e arte em um espaço geográfico físico, ressignificando espaços que muitas vezes são ignorados pela falta de tempo e  rotina intensa de cada um.

Artista Lorena Padilha com sua obra. // Foto: Guilherme Santana

Lorena Padilha (23) aluna do quinto semestre de artes visuais licenciatura é uma das artistas da exposição, em conversa a jovem contou um pouco da sua vertente artística e a inspiração para sua obra. “Eu quero trazer uma mensagem mais de um visual de sonhos e eu gosto muito do abstracionismo e eu quero sempre trazer uma mensagem mais psicodélica“.

Além da exposição de lambes, o evento contou com uma feira de artes, para alunos exporem seus trabalhos. Tanto a exposição quanto a feira são responsabilidade do Coletivo Mancha, iniciativas independentes, idealizadas, produzidas e financiadas pelos artistas do grupo.