EMAD Jr comemora 20 anos de atuação

O evento de comemoração dos 20 anos da EMAD valorizou a história da empresa. Imagem: Divulgação/EMAD Jr

Por Rafaela Martins

Aconteceu na última terça-feira (2) o evento de comemoração dos 20 anos da EMAD Jr, a empresa júnior mais antiga da UFPel. Marcado por relatos de professores que coordenam o projeto e palestras com profissionais da área de empreendedorismo, o evento valorizou a história da empresa.

Entrar no mercado de trabalho não é algo fácil, principalmente quando se está saindo da faculdade e não se possui experiência prévia. Mostrar o seu valor é um dos maiores desafios para os jovens que buscam ingressar no mercado. Assim, visando oportunizar mais experiência e atividades prática na faculdade, as empresas jrs são criadas.

As empresas jrs são associações sem fins lucrativos formadas por alunos e professores. Na UFPel, essa é uma prática bastante difundida e, atualmente, diversos cursos possuem empresas próprias. Mas, quando a EMAD Jr começou suas atividades, em 1999, existia pouca informação sobre o assunto.

Começando apenas com o curso de administração, a EMAD nasceu para prestar consultoria para empresas de Pelotas e região. Com o tempo, a iniciativa ganhou força e hoje engloba também os cursos de Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo. Em fala durante o evento, o reitor da universidade, Pedro Hallal, destacou que essa integração de cursos é única e de grande importância.

Mais do que um simples laboratório, a EMAD proporciona aos alunos uma experiência completa de gestão. Como aponta a estudante Ana Luisa Vahl: “Dentro da empresa nós fazemos processo seletivo, entrevistamos as pessoas, fazemos negociação com os clientes. E tudo isso auxilia em como vamos nos portar lá fora, no ‘estar em uma empresa’ e saber lidar com as situações de uma empresa. Sem essa experiência a gente sairia ‘cru’ da universidade”.

A divulgação do projeto, feita para os alunos, acontece através de palestras oferecidas ao longo do ano e, principalmente, pela divulgação feita aos ingressantes do curso. Além do nome bem conceituado, histórias de ex-participantes que conseguiram se estabelecer no mercado de trabalho graças ao projeto, são as principais motivações para que os alunos procurem se inscrever.