DIVERSÃO DA ERA PRÉ-ELETRÔNICA É ESPORTE SÉRIO
Por Luís Artur Janes Silva e Rafael Duval Pinto
Nestes tempos modernos, regidos pela diversão eletrônica, esta brincadeira corre o risco de se tornar anacrônica. Mas quem foi criança até os fins do século XX, certamente, em algum momento de sua vida praticou o popular “Futebol de Botão, ou “Futebol de Mesa”. Atualmente, alguns novos e muitos antigos aficionados praticam o ‘Futebol de Mesa” na cidade de Pelotas.
O interesse por esta modalidade esportiva na Princesa do Sul é encontrado em dois locais, a UPFM (Unidos pelo Futebol de Mesa), grupo de amigos vinculados a Associação dos Botonistas do bairro Fátima que curte este tipo de futebol genérico. O mês de julho acompanhará a realização do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, da UPFM. Neste torneio, os associados incorporam e representam algumas das mais importantes agremiações do futebol de campo do Brasil. Belo passatempo para quem nunca conseguiu vestir o manto sagrado destes clubes.
Já o COP (Círculo Operário Pelotense) além de contar com a tradição de desenvolvimento do botonismo na cidade, comprovará o seu papel de destaque como fomentador do esporte na região sul do estado, no final deste mês de julho, quando sediará o 40 Campeonato Estadual de Futebol de Mesa – Regra um toque no disco.
O evento acontecerá entre 29 e 31 de julho e será chancelado pela FGFM (Federação Gaúcha de Futebol de Mesa). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Esportes do COP, que disponibilizará alojamento para 50 pessoas e ainda manterá convênio com um hotel da cidade para abrigar os demais competidores que participarão do campeonato.
Assim, você que quer relembrar os bons tempos de infância, ou ainda, mostrar aos seus filhos ou netos como era bom divertir-se em tempos passados prestigie este evento, possibilidade única de presenciar confrontos entre os melhores botonistas do Rio Grande do Sul.