Debate dos candidatos à Reitoria da UFPel

Por Laura Marques

Na última, quarta-feira, dia 1º de Junho, ocorreu o debate entre as cinco chapas que concorrem à Reitoria da Universidade Federal de Pelotas em 2016.  O evento, organizado pela Junta Eleitoral composta pelas três entidades representativas (ADUFPel-SSind, ASUFPel e DCE) aconteceu no Teatro Guarany  e, contou com a participação de toda comunidade acadêmica. Os temas mais discutidos foram: atividades administrativas, graduação, transporte gratuito e políticas de segurança.

A noite de debate, cujo público lotou o Teatro, dividiu-se em três momentos. Primeiramente os candidatos a Reitor e Vice-Reitor fizeram perguntas entre si e, após um breve intervalo, a plateia de estudantes, funcionários e apoiadores levantou questões direcionadas às chapas. Na terceira etapa, os candidatos novamente se questionaram e, chegando ao final da noite, cada chapa teve cinco minutos para fazer os agradecimentos.

IMG_9931

Entre muitas vaias e aplausos, as cinco chapas apresentaram suas propostas, onde os principais assuntos discutidos giravam em torno da carga horária dos técnicos-administrativos, infraestrutura dos cursos de graduação, transporte de qualidade para os estudantes do campi Capão do Leão e a criação da nova Casa do Estudante. Em vários momentos os candidatos se posicionaram contra os diversos tipos de discriminação, como racismo e machismo.

IMG_9934

Por fim, todos foram convidados a participarem do processo eleitoral, que ocorre nos dias 8 e 9 de junho. O segundo turno será realizado nos dias 28 e 29 do mesmo mês, caso nenhuma chapa obtiver mais de 50% dos votos válidos.