TOR BROWSER: ANONIMATO NA WEB

O browser da web que não deixa registros e te protege dos malwares.

Por Felipe dos Santos Madeira e Rayssa Lima Natale

Navegação segura na web já está virando tabu, em tempo de coleta e vazamento de dados, é impossível você garantir que suas informações estão totalmente protegidas no mundo digital. O Tor Browser é utilizado na deep web e surge como aliado a quem quer manter seu anonimato enquanto navega na internet, esse navegador está disponível para usuários Mac OS X, Linux e Windows.

Tor Browser – Anonimato na web

Tor Browser – Anonimato na web

DEEP WEB

 

Para explicar sobre o browser, precisamos explorar melhor a deep web.

A internet que realmente conhecemos representa apenas 20% do total dos sites existentes na internet, é apenas a ponta do iceberg. Chamada por muitos por dark web, web invisível e undernet, a deep web é uma grande área na internet onde se encontra muitas coisas ocultas, como mercados negros, assassinos de aluguel, pedofilia, sites com segredos governamentais, entre outros. É um mundo muito desconhecido por muitos. Não existe nenhum mecanismo de busca conhecido comercialmente e a forma em que os sites se apresentam variam muito.

Deep Web – 80% da internet

Deep Web – 80% da internet

A deep web divide-se em níveis e conforme o aumento desses níveis, mais complexas e criptografadas estão as informações. Fala-se que o WikiLeaks obteve os documentos sigilosos do governo americano em um dos mais altos níveis. É impressionante pensar que a internet vai muito além do que o Google nos permite ir, mas sim, há outro lado sombrio e que nenhum site de pesquisa consegue alcançar.

 

VALE A PENA?

 

            O Tor Browser é o sonho de consumo de quem acessa a rede mundial de computadores, é um navegador e possui um kit de ferramentas que garantem uma navegação segura na web e de quebra te protege contra malwares. Ele funciona de uma maneira simples, ele utiliza diversos Proxys públicos que estão na internet, tornando o rastreamento de dados impossível de ser coletado. Mas até que ponto o seu – completo – sigilo vale a pena? A deep web precisa ser desvendada com muita cautela por quem não está preparado para ver esse lado obscuro da internet.

O lado obscuro da internet

O lado obscuro da internet

 

            O Tor é comandado apenas por voluntários que buscam levar uma internet livre e segura a todos. Ficou curioso e quer conferir o funcionamento do browser? Para baixar, acesse: www.torproject.org. Aviso: não estranhe se a sua conexão ficar lenta, quanto maior número de proxys, menor será a velocidade da sua internet, esse é o ônus desse tipo de navegação.

Você conhece e usa o browser? Compartilhe conosco a sua experiência, comente!

 

Fontes:

Tor Project

Deep Web

Deep web

Comentários

comments

Você pode gostar...