EXPOSIÇÃO NATURE: OPORTUNIDADE PARA PRESTIGIAR DIFERENTES FORMAS DE ARTE

Por Matheus Muniz e Brunna Vitoria

A exposição Nature, aberta para visitação na galeria de arte JM. Moares, do Espaço Ágape, apresenta duas séries. Produzidas pelo francês Jérôme David, uma delas envolve na temática os índios e a natureza, enquanto outra foi desenvolvida a partir de desenhos automáticos feitos a caneta.

Em relação às obras protagonizadas pelos nativos das Américas e da Ásia, o artista explica que sua motivação por retratar povos que vivem em harmonia com a natureza surgiu ainda na infância. Jérôme começou a estudar os princípios da pintura e do desenho com oito anos, matriculado em uma escola privada de arte. “Eu fiz esses quadros porque gosto muito dessa cultura indígena, da beleza dos animais e da natureza global”, ressalta.

Motivação do artista pela temática indígena nasceu na infância.

Motivação do artista pela temática indígena nasceu na infância.

Estilo livre marca telas produzidas com caneta.

Estilo livre marca telas produzidas com caneta.

O artista, que mora há três anos no Brasil, conta como o país Tupiniquim é representado no outro lado do oceano Atlântico. Segundo Jérôme, o europeu médio tem uma visão muito específica do Brasil, centrada na Amazônia e no litoral, principalmente cidades do Rio de Janeiro e Salvador. “A parte Sul é pouco documentada e o Brasil é muito grande. Penso que preferem falar do calor e do Norte, e isso faz com que poucos europeus tenham uma visão mais ampla do país”, comenta.

Ainda nesse paralelo e questionado sobre qual a opinião em relação à produção artística do Brasil, o pintor é enfático ao dizer que enxerga poucas diferenças. “Em todas as cidades que visitei tem galerias para expor”, finaliza.

A galeria de arte JM. Moares fica na Rua Anchieta, 4480, em Pelotas.

Comentários

comments

Você pode gostar...