De quem são as vozes na Praça Coronel Pedro Osório aos sábados?
Por Jessica Alves, Jéssica Lopes, Júlia Gonçalves, Nathianni Gomes, Rafaela Dutra
Quem passa pela Praça Coronel Pedro Osório nos sábados à tarde certamente já notou uma movimentação atípica por ali. Uma grande concentração de jovens dispostos, em uma roda de conversa, cantando e dançando. Esse é o Pelotas Para Ti Jesus.
Criado por Taylor Telis (19), o Pelotas Para Ti Jesus (PTJ) foi fundado há pouco mais de um ano e tem como objetivo reunir, todos os sábados, jovens cristãos aos arredores do local para desfrutar da beleza do dia e conversar sobre momentos e atitudes do nosso cotidiano que influenciam nossa maneira de viver.
A iniciativa cristã interdenominacional (movimento cristão de várias igrejas, pessoas e lugares), acolhe pessoas de diversas crenças e os participantes não fazem da religião em si um critério, porque o que buscam é mais que isso.
Segundo Taylor, a Praça Coronel Pedro Osório foi escolhida por ter um grande fluxo de pessoas, sejam relaxando, saindo do trabalho e da escola. Leonardo Silva (24 anos) complementou:”Eu fui conversar com uma mulher (que estava observando) e ela me contou que é Cristã, que trabalha aqui perto, ouviu o movimento e saiu para ver o que era. Aqui na praça conseguimos atingir pessoas de todos os lugares.” E termina: “Conversamos com pessoas que procuram participar de algo assim e passando por aqui conhecem o movimento PTJ, e se fosse em outro local, não teria tanta visibilidade.”
Taylor deu início ao grupo, com a vontade de demonstrar o sentimento que carregava e a vontade de ecoar a voz dos jovens que estão na Igreja, e dos que não estão também. Ele conta que começou o projeto sozinho e outras pessoas procuraram fazer parte, e assim criaram o Mente Coletiva, que é o grupo de suporte para que o evento da praça e os projetos em outros locais aconteçam. Segundo ele, hoje são mais de 150 pessoas que fazem o Pelotas Pra Ti Jesus.
Assim a crescente repercussão resulta com que o projeto se torne responsável por uma certa influência e efetue algumas ações sociais incluindo a população de Pelotas. Em relação à isso afirmou o líder do movimento: “O nosso intuito é ajudar e contribuir com a sociedade da cidade de Pelotas. Nós não vimos aqui implantar uma religião e não temos uma verdade absoluta, mas somos convictos de que Pelotas será mudada pela atitude que os jovens têm tomado no seu coração.”
Esclarecendo sobre a consciência de fazer algo em prol da comunidade pelotense além dos eventos aos sábados, Taylor comenta sobre alguns projetos que estão realizando em clínicas de reabilitação, hospitais e por alguns pontos da cidade a fim de atenderem outros grupos e darem o suporte que eles entendem ser também seus deveres, ajudando pessoas com alimentos e itens de necessidade pessoal.
O movimento PTJ não consiste em imposição de doutrinas, mas sim de inclusão e esclarecimentos. As pequenas atitudes do dia a dia tem o poder de transformar vidas, não se trata de obrigação mas de amor ao próximo. O mundo tem buscado maneiras de quebrar rótulos e tabus, e o Pelotas pra ti Jesus tem abraçado histórias e culturas.