Curta-metragem “Garbo”: projeto feito com apenas seis mãos

Por Matheus Garcia

Mateus Armas (esq.), Aline Cotrim, Marília Mortican e Germano Rusch – diretores e protagonistas do curta-metragem “Garbo”. Imagem: Divulgação/Mateus Armas

Nem precisa ter muito conhecimento sobre cinema para saber que uma produção cinematográfica não é algo simples de ser realizado. Requer tempo, dinheiro e bastante gente envolvida. Mas vocês já imaginaram fazer um curta-metragem de vinte minutos com apenas três integrantes na equipe técnica e um orçamento de R$200? Os cineastas pelotenses Mateus Armas e Marília Mortican embarcaram em uma aventura como essa ao produzir o filme “Garbo (2018)” para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Um desafio e tanto, não é mesmo? Aliás, esse é o adjetivo que mais caracteriza o projeto.“Foi um trabalho em conjunto e com muito diálogo desde os primeiros momentos. Nós (Marília e Mateus) precisávamos estar perfeitamente confiantes para dar conta de realizar um filme com uma equipe tão enxuta. E desde que decidimos fazer um filme apenas com uma equipe de três pessoas, todos os nossos professores e colegas nos advertiam que era arriscado, que talvez não terminássemos a tempo, e essa realmente foi sempre uma preocupação. Sinto muito orgulho desse filme, e acredito que conseguimos sair da faculdade com aquela sensação de missão cumprida”, disse Mateus.

“Garbo” foi gravado totalmente em Pelotas, com roteiro, produção e direção da dupla Armas e Mortican, e a ajuda de MaClá na direção de fotografia. Laura (Aline Cotrim) e Bernardo (Germano Rusch) são os protagonistas dessa história, que se desenrola a partir da mudança do casal para outra cidade, onde Bernardo será dentista em um consultório local. O clímax se dá através de uma associação de homens da cidade que dita como todos devem agir, falar e até mesmo se vestir. O resto, só você assistindo ao filme para saber, é claro! Neste momento, o curta-metragem aguarda sua temporada de festivais pelo Brasil afora. Boa sorte! Para assistir ao trailer, acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ByZB7wwTasM.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...