Jornada Freiriana: um evento para valorizar os ensinamentos de Paulo Freire

Atividade contará com professores e pesquisadores que trabalham com a Teoria Freiriana

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

Imagem: Divulgação

A Jornada Freiriana ocorrerá no dia 11 de outubro, às 9h, no campus II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento é promovido pelo Desafio Pré-Universitário Popular, cursinho gratuito e  preparatório para o Enem que busca seguir as teorias de Paulo Freire. O intuito da Jornada Freiriana é conscientizar as pessoas sobre o valor da educação pública, gratuita e de qualidade. Além disso, o objetivo é honrar os ensinamentos que Freire trouxe para o campo da pedagogia e de outras diversas áreas do conhecimento.

O evento contará com pesquisadores e professores que trabalham com a abordagem da Teoria Freiriana. Das 9h ao meio-dia, docentes da UFPel e convidados externos falarão ao público. Das 14h às 18h, será a vez do grupo vindo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A atividade é totalmente gratuita e aberta à comunidade. O evento no Facebook pode ser acessado na página do Desafio Pré-Universitário Popular.

A organização da Jornada Freiriana contou a colaboração de Lúcia Maria Vaz Peres (Assessora do Gabinete do Reitor/UFPel), Noris Mara Leal Pacheco Martins (Coordenadora do Desafio Pré-Universitário Popular/UFPel), Dirlei de Azambuja Pereira (Professor da Faculdade de Educação/UFPel), Fabiane Tejada da Silveira (Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teatro, Educação e Práxis Social – Centro de Artes/UFPel).