Audiência Pública: violência contra a população LGBT

A audiência contou com auditório cheio. Imagem: Cibele Gil

Por Thaisa Valdez

Nesta quinta-feira (9) foi realizada no auditório CCHS do Campus II da Universidade Federal de Pelotas, uma audiência pública sobre violência contra a população LGBT. O evento foi coordenado pela deputada estadual, Luciana Genro (PSOL) que preside a Comissão Especial da Assembleia Legislativa. Esta foi a segunda de uma série de audiências públicas que a Comissão irá realizar pelo interior do Rio Grande do Sul para dialogar com prefeituras, órgãos de segurança pública e movimentos sociais.

O objetivo da audiência foi buscar dados sobre a violência contra a população LGBT para a elaboração de um relatório que compile estas informações e proponha políticas públicas. Além de convidar todos os deputados da Comissão e os movimentos sociais que lidam com a pauta LGBT na região, foram também convidadas algumas outras instituições como Nugen, Juntos LGBT, Prefeita Paula Mascarenhas, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, entre outras.

O auditório ficou lotado, a mesa estava composta por uma representante do Nugen UFPel, Marcia Monks, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL), a deputada Luciana Genro e o representante do Juntos LGBT, Rodrigo Rosa. Cada um trouxe algum dado sobre a violência contra a população LGBT, mas destacaram que ainda faltam muitos dados oficiais sobre o assunto, porque o governo atual não está se preocupando com essa pauta.

A audiência virou uma roda de conversa, onde todos presentes acabaram falando um pouco sobre o assunto, desabafando, informando alguns dados não oficiais e trocando ideias sobre as possíveis soluções. Alguns temas que foram abordados foram a educação, a diferença de tratamento, o corte da secretaria de diversidade e o preconceito com LGBTs nos colégios e nos ambientes familiares. No fim da conversa não foi confirmada nenhuma data para uma nova audiência, mas a Comissão confirma que terão outras em breve.

Comentários

comments

Você pode gostar...