Curso de Jornalismo da UFPel terá estúdio de edição de áudio ainda neste mês

Por Eduarda Schneider Lemes e Cristina Trápaga

Após quatro anos, o Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) finalmente poderá oferecer aos alunos câmeras digitais próprias, tanto para as aulas de fotojornalismo como para as de telejornalismo. Já para as aulas de radiojornalismo, um mini-estúdio de apoio para edição de áudio – composto por monitor de som, mixer digital e microfones – está sendo montado na sala 105 no Campus Anglo.

As aulas práticas da disciplina de rádio continuarão sendo ministradas nos estúdios da rádio Federal FM, mas o processo de edição das gravações passará a ser feito no Campus Anglo. Segundo o coordenador do curso de Jornalismo da UFPel, Ricardo Fiegenbaum, a reforma e adaptação da sala para estúdio devem ser concluídas ainda no mês de fevereiro.

O estúdio

Ter um estúdio de áudio para o curso é muito importante não só para o aprendizado, mas também para a qualificação dos futuros jornalistas. O espaço irá contribuir para O melhor funcionamento das atividades da cadeira de radiojornalismo, ofertada no 4º e 5º semestres do curso.

De acordo com o operador de áudio da UFPel e servidor do curso de Jornalismo, Bruno Añanã, a qualidade dos novos equipamentos irá potencializar as produções dos estudantes no momento em que recursos mais modernos poderão ser utilizados.

A estrutura do mini-estúdio contará com novos equipamentos de áudio, adquiridos em 2012 com verba do Reuni, mas liberados para utilização em janeiro deste ano. O novo estúdio poderá ser utilizado para as edições de áudio e para gravações.

Foto: Reprodução (bluefm.com.br)