A importância da atividade física na gestação

por Juliana Luz de Camargo

Antigamente as mulheres eram aconselhadas a ficar em pé o mínimo possível, levando uma vida sedentária. Hoje, a atividade física é muito recomendada pelos médicos durante toda a gravidez. Para esclarecer algumas dúvidas, a graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rafaela Michels, explica um pouco sobre atividade física pré e pós gestação.

Quando a mulher engravida muitas dúvidas aparecem, inclusive sobre a realização de exercícios físicos na gestação. A profissional explica que a atividade física é indicada para gestantes sim, com exceção de casos em que a paciente tem alguma patologia, sangramento, começo de aborto, placenta baixa, hipertensão ou outros problemas.

– Foi-se o tempo em que a mulher grávida precisava ficar quase em repouso. Hoje, a medicina já comprovou que se manter ativa é saudável, faz bem para o feto e ajuda o corpo da mãe a voltar à forma mais rapidamente depois da gestação. O importante é avaliar qual atividade combina com cada momento da gravidez – explica Rafaela.

A atividade física é recomendada em todas as fases da vida, mas com as gestantes o cuidado é redobrado. As mães que optam pela gestação mais saudável, devem ter atenção.

Dentre vários fatores, é muito importante saber se a mulher já praticava alguma atividade física antes ou se era sedentária. As que já malhavam podem seguir o mesmo programa de exercícios com autorização do obstetra e de modo mais leve. Mas se a gestante não tinha o hábito de se exercitar e deseja uma gravidez mais saudável, não são indicadas atividades pesadas. Michels explica: “Agora não é o momento de querer ‘recuperar o tempo perdido’. Comece devagar e opte por atividades mais leves após o terceiro mês de gestação”.

 

Os benefícios

Que exercício faz bem, todo mundo sabe. Mas afinal, quais os principais benefícios da atividade física durante a gestação? Rafaela conta que a prática regular de exercícios pode trazer muitos benefícios para as grávidas. Muitos desconfortos comuns na gestação como a retenção de líquidos, a tendência à formação de varizes e dores nas costas entre outros podem ser aliviados pela prática de exercícios. As mães podem aumentar a resistência cardiorrespiratória e a resistência muscular, o que ajuda durante o trabalho de parto (principalmente no parto normal) e também fortalece e tonifica os músculos mais afetados durante a gestação: os músculos da pelve, os abdominais e lombares. Além de fazer muito bem para autoestima.

Para as mulheres que já deram à luz, a profissional aconselha que após o período de resguardo as gestantes voltem a praticar, aos poucos, suas atividades. Isso se não houver nenhuma complicação ou restrição médica. Estando tudo ok, quarenta dias após o parto a mulher já pode retomar às suas atividades físicas moderadamente.

Hoje em dia já são comuns as academias que oferecem aulas de ginástica ou yoga para as mães fazerem junto aos seus bebês. Além dos dois se exercitarem, o vínculo afetivo é estimulado. E para finalizar, Rafaela lembra: “Uma grande aliada para as mamães perderem peso é a amamentação”.

Comentários

comments

Você pode gostar...