CLC 40 anos: entrevista com Gilmar Hermes

Entrevista com o professor aconteceu na última terça-feira (13), em evento de comemoração do aniversário de 40 anos do CLC (Centro de Letras e Comunicação), da UFPel.

Por Antonio Berndt / Em Pauta

Gilmar Hermes leciona há 12 anos na UFPel. (Foto: Antonio Berndt)

O Em Pauta inicia uma série de entrevistas com servidores do Centro de Letras e Comunicação (CLC), da UFPel, em comemoração aos seus 40 anos de existência. Na última terça-feira (13), o CLC promoveu um evento no Campus Anglo para celebrar a trajetória dos cursos de Letras e de Jornalismo.

Gilmar Adolfo Hermes, nosso primeiro entrevistado, é professor do curso de Jornalismo, da UFPel, há 12 anos. É graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 1987), mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1996) e doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação, da UNISINOS (2005).

O professor tem experiência docente e de pesquisa na área de Comunicação, com ênfase em História da Arte e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, redação jornalística, jornalismo cultural, ilustrações, estética, arte e semiótica. Foi repórter e editor no Jornal NH, do Grupo Editorial Sinos, em Novo Hamburgo (RS), na área de jornalismo cultural.

Confira a entrevista completa:

Qual a importância do CLC na UFPEL?

É um centro muito importante e tradicional na inserção de alunos, ainda mais agora com o curso de Libras.

O que te fez ir para o Jornalismo?

Eu fazia teatro, e aos 10 anos idade fiz uma peça sobre um jornal, e entrei para o jornalismo depois disso.

Como é ser professor da UFPEL?

É muito bom, é uma universidade que tem muita importância e que te proporciona a oportunidade de tu te especializar e crescer.

Qual a importância do Jornalismo em tempos de muita desinformação?

Nunca foi atividade fácil, ainda mais onde poucas empresas fazem o verdadeiro jornalismo. E com as redes sociais essa importância aumentou.

Qual a área do Jornalismo que te interessa mais?

Jornalismo Cultural.

A importância do Jornalismo, neste ano de eleições?

O jornalismo tem papel e função política, é importante para esclarecer todas as coisas.

Qual sua maior inspiração no Jornalismo?

Evania Reichert, Luis Carlos Merten e Ticiano Osório.

Qual conselho você daria para alguém que está começando no Jornalismo?

Acompanhar tudo relacionado a Jornalismo, experimentar diversas áreas.

Como você lida com a pressão de ser professor universitário?

Normal, pois é uma responsabilidade muito grande. Sempre atualizo minhas aulas.

Como foi dar aula durante o período da pandemia?

Momento difícil e de adaptação.

Aula presencial ou online?

Sempre melhor o encontro presencial.

Como tu vê as ferramentas digitais no uso das aulas?

São ferramentas que auxiliam no dia a dia. Fóruns [de interação] e postagem das aulas são muito importantes.

Gilmar estava presente no evento de comemoração aos 40 anos do CLC. (Foto: Antonio Berndt)