Cervejas artesanais são a nova moda entre apreciadores de bebida

Por Vicente Pardo

Foi-se o tempo em que a cerveja era considerada, somente, uma bebida popular. Atualmente, cervejas ganharam status de alto nível. Passaram a ter protagonismo não só em bares como em restaurantes, onde contam com especialistas experientes em harmonizar os mais diferentes tipos da bebida com pratos. Tais cervejas, produzidas de forma artesanal e com um maior cuidado, vem ganhando muitos apreciadores no Brasil.

As cervejas artesanais seguem os moldes antigos. Sua produção é feita em pequenas fábricas, com ingredientes selecionados que fornecem ao produto final uma variedade de sabores e texturas diferenciados, capazes de agradar os mais diferentes gostos dos cervejeiros. Dentre as marcas mais populares no Brasil está a Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto.

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1pUgSs5)

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A Colorado pode ser encontrada facilmente em bares e supermercados da região, e apresenta diferentes qualidades do produto. Visando sempre atrair um toque brasileiro às suas cervejas, destacam-se a Colorado Cauim, produzida com mandioca e a Colorado Appia, que conta com uma leve adição de mel em sua fórmula. A Colorado possui um preço de mercado relativamente baixo, o que torna bastante acessível para aqueles que ainda não conhecem a marca.

Novos hábitos de consumo

As cervejas artesanais são as principais representantes do movimento slowbeer. O slowbeer é um equivalente cervejeiro ao slowfood (termo que surge em clara oposição à cultura fastfood), que prima por uma alimentação prazerosa e de qualidade. Com os mesmos conceitos, voltados à cerveja, o movimento visa uma quebra com os padrões clássicos de sabores e aromas das bebidas populares.

Tal comportamento dá ao consumidor um maior prazer no consumo da bebida, mesmo esta tendo um valor consideravelmente elevado em relação às cervejas tradicionais. Este conceito, que leva o consumo de cerveja além de uma simples atividade, caiu no gosto dos brasileiros. O Brasil já possui diversas cervejarias artesanais, estabelecimentos voltados a este tipo de produto e, até mesmo, colecionadores de cerveja.

A internet aliada na popularização

Neste caso, a internet também apresenta-se como aliada dos amantes deste tipo de cerveja. Popularizaram-se no Brasil sites especializados no debate sobre cervejas artesanais, assim como lojas online. Destacam-se nesta categoria os sites Clube do Malte e Have A Nice Beer.

As plataformas virtuais oferecem, além de vasto catálogo das bebidas, planos de assinatura mensais. Com o pagamento de uma mensalidade, o consumidor passa a fazer parte de uma espécie de “clube”, onde recebe, a cada 30 dias, um pacote com algumas cervejas diferenciadas. A cada mês os sites lançam uma campanha diferente, reunindo cervejas em torno de um tema específico. Além de ser uma forma de conhecer novos sabores, a prática ajuda os leigos a popularizarem-se com os diferentes tipos de cervejas que o mercado oferece, colaborando para que cada pessoa construa suas preferências em torno do tema.

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