Cerrito tem nova corte para a 17ª Festa Municipal do Leite Jersey

Soberanas irão representar o município em eventos regionais e na divulgação da festa deste ano

Por: Andrei Vilela / Agência Em Pauta

Na noite do último sábado (24), uma nova corte para a Festa Municipal do Leite Jersey foi escolhida e apresentada em Cerrito. A 17a edição do evento coroou Bruna Vellar como rainha, Marieli Machado como primeira-princesa e Edilene Moraes como a segunda-princesa.

Além do desfile final, as sete candidatas inscritas passaram por um teste cultural, através de uma prova teórica sobre conhecimentos gerais do município, envolvendo a produção leiteira e o histórico do município. Somado a isso, os jurados julgaram, dentre os critérios avaliados, as candidatas e nomearam a atual corte da  Festa Municipal do Leite Jersey.

O júri técnico foi formado por Loiva La Rosa, secretária de Educação de Cerrito, Alessandra Rodrigues, extensionista da Emater-RS/Ascar de Cerrito, Lucilia Mirapalheta, primeira-dama de Cerrito entre os anos de 2009 e 2016, Vanessa Kiter, representante da Comunidade São João e Caroline Sigalles, ex-princesa da Festa da Melância de Pedro Osório, que destacou os pontos avaliados e o fator determinante para as escolhas.

“Foi uma escolha bem difícil. Todas as candidatas estavam bem preparadas e poderiam representar muito bem o município. O que determinou mesmo foram os quesitos a serem avaliados, como postura, desenvoltura, elegância, beleza e simpatia, o que foi crucial para um consenso entre os jurados decidirem a nova corte”, explicou Caroline.

À esquerda, Marieli Machado e, à direita, Edilene Moraes. O Júri técnico foi composto por uma mesa 100% feminina. Foto: Divulgação/Prefeitura de Cerrito.

Neste ano, a escolha das Soberanas fez parte da programação da Festa Junina da Juventude da Comunidade Luterana São João (JUPS), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Reinaldo Karnopp, no Passo do Santana. O evento foi organizado pela Prefeitura de Cerrito, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer.

A partir de agora, as Soberanas terão uma agenda cheia e uma rotina incessante até o dia do evento. “A escolha da corte é uma etapa essencial para a divulgação da Festa Municipal do Leite Jersey. Agora, partimos para a elaboração das vestimentas e dos materiais gráficos para que possamos percorrer a região, divulgando o evento que é um dos mais importantes do calendário do município e faz parte da programação do aniversário de Cerrito”, contou o diretor de Cultura de Cerrito, Christian Dias.

Em 2023, a Festa Municipal do Leite Jersey contempla sua 17a edição e ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, data do aniversário de Cerrito, na localidade do Passo do Santana, interior do município.