Senador Heinze visita Rio Grande para discutir obras de infraestrutura e Porto de Arroio do Sal

Foram discutidos obras de ampliação do Porto do Rio Grande, hidrovia na Lagoa Mirim e o novo Porto de Arroio do Sal

Por Vitor Porto

Na última terça-feira (25), foi realizada uma reunião com autoridades para discutir obras de infraestrutura na Região Sul. Estavam presentes no encontro políticos locais, como o prefeito Fábio Branco e o deputado eleito Alexandre Lindenmeyer, empresários da região, o senador Luis Carlos Heinze (candidato a governador do estado pelo PP-RS que fez 4,28% dos votos) e o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários Mário Povia. 

Foram tratados assuntos importantes para Rio Grande. O senador falou sobre as obras que estão sendo planejadas e executadas para a metade sul do Estado. Heinze destacou a exploração madeireira na região.

“Minha missão é trazer aos empresários e políticos do Rio Grande e da região projetos que estão em andamento. Há muito tempo nós trabalhamos um polo de madeira em Pinheiro Machado, uma planta de pés de madeira, a empresa Braspel está presente hoje aqui, vai apresentar os últimos andamentos deste projeto que é interessante, essa madeira será exportada para a Europa, China, Japão através do Porto do Rio Grande.” – aponta o senador.

Porém, ele ressalta que o Porto do Rio Grande ainda não possui um terminal madeireiro e propôs que seja construído na antiga área do Polo Naval.  

“Eles vão falar também sobre o antigo Polo Naval, que eles estão trabalhando para que faça nesse Polo Naval um terminal madeireiro, que não tem no Porto do Rio Grande, e o potencial que tem a madeira para a Zona Sul. E, agora, incorporando o Uruguai, tem um grande projeto que pode ampliar a produção de madeira. Então, o terminal madeireiro é muito importante.” – reforça Luis Carlos Heinze.

O senador também falou sobre a Hidrovia da Lagoa Mirim que conectará Rio Grande a portos no Uruguai.

“A hidrovia da Lagoa Mirim foi desenhada por [o presidente] João Goulart e o presidente Haede do Uruguai em 1961 e nós recebemos do presidente [do Uruguai] Lacalle Pou há três anos e hoje é uma realidade. Está conosco hoje aqui o Dr. Mário Povia, secretário nacional dos portos do Ministério da Infraestrutura, e vai trazer as últimas posições, em que andamento está neste instante, o estudo final para que possa ser licitada essa importante obra que vai ligar o Uruguai com o Rio Grande do Sul, um sonho de mais de 60 anos.”

Heinze se esquiva das críticas sobre o Porto de Arroio do Sal: “Não sou contra Rio Grande.”

O senador foi questionado sobre a construção de um novo porto no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A obra deve ser realizada no município de Arroio do Padre, o projeto prevê um terminal de contêineres, granéis sólidos, líquidos e gás, duas posições para transatlânticos e a capacidade de movimentar 53 milhões de toneladas de carga por ano.

“Eu trabalho esse tema há quatro anos, quando fui candidato recebi essa demanda. E vai sair um porto, totalmente privado. Não tem dinheiro do Governo Federal nem do Governo Estadual. A obra vai sair em Arroio do Sal, é um outro porto. Santa Catarina tem seis portos funcionando e construindo mais três, são nove portos. Então, cabe mais portos no Rio Grande do Sul.” – argumenta em defesa do novo porto.

Heinze também destaca que outros investimentos acontecerão em Rio Grande e que o Porto de Arroio do Sal não irá prejudicar a economia local.

“Com a hidrovia da Lagoa Mirim, vai sair um porto fluvial em Jaguarão ou Rio Branco, vai sair porto em Santa Vitória do Palmar e pode sair porto em Arroio Grande que vão somar-se para importar e exportar por Rio Grande.” – enfatiza o senador. 

Além da Hidrovia da Lagoa Mirim, um novo porto deve ser construído no município. Empresários estudam a construção de um terminal portuário no Canal de São Gonçalo.

“E aqui tem representante de um segundo porto em Rio Grande, que eu também estou ajudando, no Canal de São Gonçalo do lado de Rio Grande. Tem empresários privados que querem fazer um porto.” – aponta investimentos planejados para a Zona Sul.

“Já conseguiram essa semana os termos de referência do Ibama para fazer um segundo porto em Rio Grande. O que for do desenvolvimento do Rio Grande do Sul eu estou atuando.” – ainda complementa 

Ponte entre Rio Grande e São José do Norte ainda não tem previsão para acontecer

O senador foi questionado sobre a ligação à seco entre Rio Grande e São José do Norte. Ele afirmou que é uma obra importante para a região, porém destaca que é um projeto caro. “É um projeto caro, mas se tiver viabilidade pública ou privada vai sair, eu me empenho, já recebi essa demanda da prefeita de São José do Norte e da região que merecem essa obra importante.”

“Quer obra? Vai ter que ter pedágio, mas um pedágio razoável.”

O valor dos pedágios, tema importante para a Região Sul, foi um dos assuntos da entrevista. Recentemente, o Governo Federal lançou um edital que prevê a construção de mais três praças de pedágio entre Rio Grande e Porto Alegre. Aliado de Bolsonaro, Heinze justifica a criação de novos pedágios e promete que os valores serão de três a quatro reais.

“Para concluir a [duplicação] BR-116, entre Camaquã e Porto Alegre, a segunda Ponte do Guaíba, tem que fazer a 290 um traçado entre Porto Alegre em direção a Caçapava, tem a BR-392  que pega Santana da Boa Vista até Santa Maria e tem a BR-158 entre Santa Maria, Panambi e Cruz Alta. Estas obras o orçamento é de seis, sete, oito bilhões, não existe esse dinheiro, uma vez que vem para o Rio Grande do Sul 600, 700 milhões por ano. Não tem dinheiro. Quer estrada? Tem que haver uma forma arrumar. Então, o que foi aberto agora, o dia que foi autorizado a abertura deste edital junto a ANTT. Não existe pedágio na ordem do que está sendo feito agora.” – explica a necessidade de criação dos novos pedágios. 

Ainda neste mês o Em Pauta cobriu as manifestações contra o aumento das tarifas dos pedágios, que revoltou a população da região sul. Confira a matéria aqui. 

Comentários

comments

Você pode gostar...