Centro Acadêmico do jornalismo realiza ciclo de palestras sobre direitos humanos
Por Luiza Mattea
No mês de novembro, aconteceu mais um ciclo de palestras do curso de jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Organizado pelo Centro Acadêmico Patrícia Galvão, o evento ocorreu no Campus II e teve como tema “Jornalismo e Direitos Humanos”, buscando trazer aos alunos a discussão do papel da imprensa no atual momento. “Em tempos em que os Direitos Humanos são relativizados e questionados, é fundamental que jornalistas recebam uma formação que mostre a importância de dar mídia a esse tema” destacou a representante do Centro Acadêmico, Isabelli Neckel.
No primeiro dia, os alunos contaram com a presença de Luiz Fernando Toledo, repórter do Estadão e membro da Associação de Jornalistas de Educação. Ele falou sobre a importância de pautas relacionadas à educação e compartilhou experiências vividas ao longo da carreira. Além disso, destacou o valor da investigação em matérias sobre o assunto e explicou quais os principais dados e fontes para trabalhar com a área.
A segunda palestra foi realizada por Geórgia Santos, atualmente doutoranda em Ciências Sociais, que falou sobre mídia e democracia. Abordando sua pesquisa, comentou as relações entre o ciclo de protestos do Brasil e a cobertura midiática, destacando o impacto na democracia. Para encerrar o evento, os fotojornalistas Carlos Queiroz e Paulo Rossi compartilharam sua trajetória na profissão. Os fotógrafos do Diário Popular mostraram a importância da fotografia para a sensibilização dos leitores.
Eventos como esse são de extrema importância, pois oferecem aos alunos a possibilidade de maior contato com profissionais de diferentes áreas do mercado de trabalho. A representante discente do curso, Julia Muller, destaca que, ao organizar o evento, é sempre importante tentar conciliar o conteúdo passado pelos professores ao longo do curso com o cenário atual, indo além do que a sala de aula oferece. “Existe certa carência sobre alguns assuntos, por exemplo, como abordar uma pauta voltada aos direitos humanos. O ciclo faz o elo entre o que estamos aprendendo e o que vamos colocar em prática no futuro” destacou.
Com a correria da sala de aula, muitas vezes os alunos se distanciam do dia a dia da profissão. Assim, o ciclo de palestras é importante para que eles possam conhecer as possibilidades dentro do jornalismo, descobrindo com quais áreas mais se identificam. Juntando especialistas em texto, imagens e pesquisa, o evento atingiu os objetivos e foi de extrema relevância para os alunos presentes.