Campeonato Municipal de Futebol de Campo: conheça mais sobre a competição que movimenta Canguçu
A competição, que é referência no esporte da cidade, começou no dia 26 de novembro e se estende até o final de março, com 10 times que estão em busca do título de campeão
Por Amanda Leitzke e Chaiane Römer / Em Pauta
Um dos campeonatos mais aguardados da região começou, o Campeonato Municipal de Campo 2023/24 de Canguçu está no ar desde o dia 26 de novembro, quando teve sua abertura oficial. A competição é uma das mais esperadas pelos moradores de Canguçu, que movimenta tanto o meio urbano como o rural. Nesta edição, 10 equipes disputam as 4 categorias: titulares, reservas, veteranos e sênior.
O Vice- Prefeito de Canguçu, Cledemir Gonçalves, no sorteio das chaves, com transmissão feita pelo canal Resenha Canguçu, relatou que a Prefeitura fez o possível para que o campeonato se mantivesse. “Tenho que dizer que a prefeitura municipal, desde que essa gestão assumiu em 2017, fez o possível e o impossível para que o campeonato fosse realizado e para mantê-lo forte”, explicou o vice. Além disso, ele reitera que o campeonato é o maior da nossa região: “Temos o campeonato de futsal também que é forte e competitivo, mas o futebol de campo é diferente. A entidade, as pessoas e principalmente os representantes dos clubes fazem o campeonato de futebol de campo ser o maior da nossa região, com certeza.”
A primeira fase do campeonato é disputada em 2 chaves, com 5 times em cada. Na Chave A, estão: Remanso, Cristal, 3 de outubro, Cruzeiro e Aliança. Já a Chave B conta com Itararé, Santa Rosa, Figueira, Canguçuense e América.
Dada a largada, à vitória!
A abertura oficial foi realizada no último domingo de novembro, assim como a primeira rodada da competição. A mesária de um dos jogos e estudante de Educação Física, Bruna Maass, relata que o campeonato traz muitos benefícios. “Proporciona bem estar e socialização, momento de descontração pro indivíduo, além de trazer benefícios físicos pro jogador e psicológico pro torcedor, além de ser um campeonato muito especial”, diz a jovem.
O formato da disputa acontece através de fases. Na primeira fase, a disputa acontece através de pontuação, classificando os 4 primeiros colocados de cada chave. Já na segunda etapa, o 1° colocado enfrenta o 4° colocado da outra chave, o 2° colocado enfrenta o 3° colocado da chave oposta. E por fim, na semifinal e final, a classificação é por tabela geral, onde o 1° enfrenta o 4°, e o 2° enfrenta o 3°, na semifinal e após isso, a final. O melhor mandante do confronto decide o jogo de volta em casa.
Apesar do campeonato ser longo, ele atrai os olhares de muitos canguçuenses, até daqueles que já saíram da cidade. A torcedora Taíssa Bohlke atualmente mora em Pelotas, mas conta que não tem como não se fazer presente nos jogos. “O municipal de campo é um misto de sentimento, lazer, empolgação, aflição e adrenalina, e por isso, apesar de atualmente estar em Pelotas, não tem como não prestigiar o campeonato. O campeonato é nosso, não tem como comparar a experiência de estar ali e poder ter a oportunidade de torcer pelas pessoas que conhecemos”, conta Bohlke.
O campeonato segue em andamento, e desperta, cada vez mais, olhares para a competição que é marca tradicional da cidade de Canguçu.