Brasil vence o Botafogo-SP e volta a vencer no Bento Freitas

Por Luís Artur Janes Silva 

Nesta sexta (11), o Xavante voltou a campo para mais um compromisso pela Série B do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro pelotense enfrentou o Botafogo de Ribeirão Preto, em partida válida pela 9ª rodada do returno da competição. Com uma bela atuação no Bento Freitas, o Brasil derrotou o time paulista pelo placar mínimo (1×0). O centroavante Guilherme Queiroz foi o autor do gol da partida.

Brasil comandado por Bolívar está quase garantido na Série B de 2020.
Imagem: Victor Lannes/ Rede Esportiva.

O JOGO

O Brasil iniciou a partida de forma tímida, acuado pelo Botafogo, que organizou-se no esquema 4-3-3 e pressionou a saída de bola xavante. Embora insinuante, os paulistas não conseguiram chegar de forma eficiente à meta rubro-negra. Tanto foi assim, que o primeiro ataque de perigo do jogo pertenceu ao Xavante. Aos 14 minutos, Maicon Assis cobrou escanteio que foi afastado pelo goleiro Darley com um soco. Quase gol olímpico do Brasil.

O Botafogo, que já não conseguia pressionar a saída de bola do rubro-negro com tanta eficiência, chegou aos 18 minutos, quando Dodô recebeu livre na direita, dentro da área, desferindo um chute rasteiro, que raspou a trave defendida por Carlos Eduardo. Num jogo de poucas emoções, o gol do Brasil saiu após confusão na entrada da área. Murilo Rangel dividiu no meio e a bola sobrou para Guilherme Queiroz que concluiu por cima do goleiro Darley. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa rubro-negra.

Após o gol, o Brasil passou a dominar as ações do jogo. Contando com boas atuações de Leandro Leite, Washington, Murilo Rangel, Diogo Oliveira e Guilherme Queiroz, o Xavante adiantou as suas linhas e ameaçou a defesa botafoguense em algumas ocasiões. Aos 35 minutos, Queiroz cruzou da direita e Diogo Oliveira chutou mascado para defesa de Darley, em dois tempos. Em seguida, Queiroz deixou Maicon Assis em condições de marcar em dois lances consecutivos, mas o atacante desperdiçou as oportunidades. No encerramento do primeiro tempo, Maicon Assis roubou a bola e passou para Murilo Rangel, que chutou alto e não aproveitou a última chance de gol desta parte do jogo.

Na segunda etapa, o Botafogo teve mais tempo no campo do Brasil, sobretudo após a entrada de Felipe Saraiva, que substituiu Higor Meritão. Mas foi o Brasil que teve a primeira chegada ao gol do time paulista. Logo no início do tempo complementar, Murilo Rangel recuperou a bola, passou para Guilherme Queiroz, que rolou para Diogo Oliveira, que chutou fraco.

Felipe Saraiva apresentou seu cartão de visitas aos 3 minutos de jogo, quando limpou a marcação na esquerda e chutou de direita para segura defesa de Carlos Eduardo. O Botafogo voltou a ameaçar aos 12 minutos, após levantamento de Pará, que acabou na cabeça de Rafael Costa, que concluiu com perigo. Acuado, o Brasil respirou aos 20 minutos, no momento em que Eduardo Person cruzou para Maicon Assis, que perdeu o gol.

A partir deste instante, o Brasil passou a preocupar-se em garantir o resultado positivo e começou a fechar os espaços para evitar a chegada dos jogadores botafoguenses. Mesmo assim, aos 25 minutos, o lateral Pará cruzou da esquerda e Marlon, sozinho, cabeceou por cima do gol, mas a bola passou perto. Quatro minutos mais tarde, o Brasil puxou um contra-ataque, no qual Maicon Assis tentou cruzar para Rodrigo Alves, mas o zagueiro Didi cortou.

Aos 33 minutos de jogo, Nadson recebeu na intermediária e chutou, a bola bateu no pé da trave direita defendida por Carlos Eduardo. A partir daí, o Botafogo não incomodou mais a defesa rubro-negra. Enquanto isso, o Xavante ainda ameaçou numa cobrança de falta de Murilo Rangel, que obrigou Darley a fazer uma grande intervenção aos 45 minutos do segundo tempo. Foi o último momento emocionante da partida.

Com esta vitória, o Brasil voltou a triunfar no Bento Freitas, após dois empates consecutivos. Além disso, o rubro-negro chegou ao terceiro jogo sem perder, tendo conquistado sete pontos nos últimos nove que disputou. O Xavante está na 11ª posição na tabela de classificação da Série B, com 37 pontos e volta a atuar na próxima terça, dia 15 de outubro, quando enfrenta o Paraná, na cidade de Curitiba. 

Comentários

comments

Você pode gostar...