Medvedev arrasa Alexander Zverev e conquista o Masters 1000 de Xangai

Na chave de duplas masculina, o brasileiro Bruno Soares e seu parceiro, o croata Mate Pavic, bateram a dupla formada por Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot, e se consagraram campeões

 

Por Luís Artur Janes Silva 

Neste domingo (13), tivemos a decisão do Masters 1000 de Xangai, o oitavo e penúltimo torneio desta série na temporada de 2019. Daniil Medvedev, o melhor tenista do momento, enfrentou e massacrou o alemão Alexander Zverev. O russo teve algumas dificuldades no set inicial, mas sobrou na parcial final e, em pouco mais de uma hora, aplicou dois sets a zero em Zverev (6-4, 6-1), que viveu um raro bom momento nesta semana, um verdadeiro oásis no fraco 2019 do tenista alemão. 

Daniil Medvedev conquista o segundo Masters 1000 consecutivo. Imagem: Aly Song/REUTERS.

A HISTÓRIA DO MASTERS DE XANGAI

A cidade chinesa de Xangai recebe a série Masters desde o ano de 2009. Neste período, o sérvio Novak Djokovic conquistou quatro troféus deste campeonato (2012, 2013, 2015 e 2018). O britânico Andy Murray venceu três edições do torneio chinês (2010, 2011 e 2016), além de conquistar um vice-campeonato (2012). Outro destaque histórico de Xangai é o tenista suíço Roger Federer, dono de duas taças em quadras chinesas (2014 e 2017) e um segundo lugar (2010).

Na Era pré-Masters 1000, a cidade de Xangai recebeu um torneio organizado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Esta competição foi realizada entre 1996 e 2004, e consagrou o brasileiro Gustavo Kuerten, três vezes campeão (1999, 2000 e 2001).

Enquanto isso, o torneio de duplas de Xangai possui uma história na qual o grande destaque é o brasileiro Marcelo Melo, que conquistou três troféus na China (2013, 2015, 2018). O detalhe pitoresco é que cada um dos títulos foram obtidos com parceiros diferentes. Em 2013, o Girafa (apelido de Melo) atuou ao lado do croata Ivan Dodig. Na conquista seguinte, teve a companhia de Raven Klaasen, jogador da África do Sul. Finalmente, no ano passado, o parceiro de Melo foi o polonês Lukasz Kubot.

O indiano Leander Paes também possui três títulos em Xangai, mas o primeiro deles foi conquistado antes da Era Masters 1000, no distante ano de 1998. Paes ainda abocanhou o troféu nas temporadas de 2010 e 2012, também atuando com parceiros diferentes.

 

CHAVE DE SIMPLES MASCULINA DE XANGAI

A chave de simples masculina de Xangai, não contou com a participação de Rafael Nadal, que nunca venceu o Masters asiático, mas foi uma ausência sentida pelos aficionados do esporte. Assim, boa parte do favoritismo no torneio cabia ao sérvio Novak Djokovic, o número um do ranking mundial, campeão do ATP 500 de Tóquio e que defendia o título na China, e ao suíço Roger Federer.

Na fase inicial da competição, o croata Borna Coric, vice-campeão em 2018, foi eliminado pelo russo Andrey Rublev, que aplicou tranquilos dois sets a zero (6-4, 7-6). Na etapa seguinte do torneio, foi a vez de Andy Murray sentir o drama da eliminação. O tenista escocês foi derrotado pelo italiano Fabio Fognini, que triunfou em três sets (7-6, 2-6, 7-6).

Nas quartas de final do campeonato, tivemos as duas grandes surpresas desta edição. Novak Djokovic perdeu de virada para o grego Stefanos Tsitsipas, que vinha fazendo um fraco segundo semestre de 2019. O sérvio Djokovic, cada vez mais ameaçado na liderança do ranking mundial por Rafael Nadal, perdeu com parciais de 6-3, 5-7, 3-6. Outro gigante que decepcionou foi Roger Federer, que tropeçou diante do claudicante alemão Alexander Zverev, que vinha atuando mal na temporada. Desta vez, Zverev não deu chances ao suíço e triunfou em três sets (6-3, 6-7, 6-3).

A partir das quartas de final, o russo Daniil Medvedev começou a mostrar porque está no melhor momento de sua carreira e chega a ser considerado o grande tenista desta parte final da temporada. Medvedev eliminou Fabio Fognini (6-3, 7-6) e se credenciou para enfrentar Tsitsipas na fase semifinal. O grego caiu em sets diretos (7-6, 7-5), mas fez jogo duríssimo.

Na final, a sexta consecutiva de Medvedev, o russo foi sempre superior ao alemão Zverev, que entregou o set inicial após cometer dupla falta no décimo game desta parcial. No set derradeiro, Medvedev atropelou Zverev, quebrando o saque do alemão em duas oportunidades e garantindo uma vitória fácil demais.

Com esta vitória, Medvedev se consolida como o grande fenômeno da atualidade no tênis. Disputou oito finais na temporada, conquistando quatro títulos. O russo foi campeão em Sófia (Bulgária), São Petersburgo (Rússia), Cincinnati (Estados Unidos) e Xangai (China), sendo que estes dois últimos troféus foram em torneios de Masters 1000. Além disso, Medvedev perdeu a equilibrada final do Aberto dos Estados Unidos para Rafael Nadal e, mais do que isso, nas últimas duas conquistas (São Petersburgo e Xangai), triunfou nove vezes, sem perder sets.

 

CHAVE DE DUPLAS EM XANGAI

Na chave de duplas masculinas de Xangai, tivemos festa brasileira após a final, que foi disputada por dois tenistas nacionais. Marcelo Melo, que defendia o título conquistado na China na temporada passada, reencontrou Bruno Soares, que ainda atuava ao lado do britânico Jamie Murray. Na partida deste domingo, Soares e o seu novo parceiro, o croata Mate Pavic, bateram a dupla formada por Melo e o polonês Lukasz Kubot. O jogo acabou em dois sets a zero, com parciais de 6-4 e 6-2.

Bruno Soares e Mate Pavic conquistam o primeiro título juntos. Imagem: Divulgação/ATP.

Soares conquistou o terceiro troféu da temporada, todos com parceiros diferentes. Em Sydney, o brasileiro atuou ao lado de Jamie Murray. Enquanto isso, em Stuttgart, Soares jogou com o australiano John Peers. Em Xangai, Soares e Pavic engrenaram a partir das quartas de final, quando derrotaram a melhor dupla do mundo no momento, formada pelos colombianos Juan Sebastián Cabal e Robert Farah, que caíram em sets diretos (6-4, 6-2). Na semifinal, Soares reencontrou o ex-companheiro Jamie Murray, que jogou com Neal Skupski. Nova vitória do time composto pelo brasileiro em sets diretos (7-5, 6-4).

Enquanto isso, Melo e Kubot também embalaram a partir das quartas de final, quando derrotaram o time formado por Ivan Dodig (ex-parceiro de Melo) e Filip Polásek (6-4, 7-6). Na semifinal, foi a vez de passar pela ótima dupla francesa, formada por Edouard Roger-Vasselin e Nicolas Mahut, que caíram em dois sets (6-2 e 6-4).

O detalhe curioso do torneio de duplas de Xangai foi a participação de Novak Djokovic, que atuou ao lado do compatriota Filip Krajinovic. A dupla sérvia foi eliminada nas oitavas de final por Murray e Skupski, que triunfaram com parciais de 6-3 e 6-2.

Comentários

comments

Você pode gostar...