Brasil sofre, empata com o Oriente, mas conquista a Copa Sub 19

Garotos do Sub 19 do Brasil comemoram a conquista da Copa.

Por Luís Artur Janes Silva

No último sábado, dia 08 de dezembro, a equipe Sub 19 do Brasil entrou em campo, no estádio Nicolau Fico, para decidir a Copa da Federação Gaúcha de Futebol desta categoria. O Xavante enfrentou o Oriente de Canoas e o empate (1×1) garantiu o título para os meninos do rubro-negro pelotense. Na primeira partida, o Brasil havia goleado a equipe da região metropolitana, 0x3, resultado que permitiu aos garotos pelotenses atuarem com mais tranquilidade no jogo decisivo.

PRIMEIRA ETAPA

Na primeira etapa, os torcedores presentes ao Nicolau Fico presenciaram uma equipe do Oriente rápida e objetiva. Necessitando da vitória por larga diferença de gols, os canoenses iniciaram em cima da insegura defesa xavante. Nervosos, os garotos do rubro-negro deram muito espaço ao meia Xandy, que logo aos 3 minutos, acertou um chute do meio da rua e abriu o marcador. Mesmo com uma boa vantagem no placar agregado, parte da torcida surpreendeu-se e preocupou-se com o gol do adversário.

No embalo do entusiasmo inicial, o Oriente chegou à meta Xavante com extremo perigo aos 10 minutos da partida, quando o goleiro João Augusto entrega a bola para Wesley, que chuta fraco. No rebote do mesmo lance, Xandy arremata, mas a pelota vai para fora.

Depois deste susto, o Brasil começou a ter mais posse de bola, atacando sobretudo pelo lado esquerdo. Mas a lentidão e a falta de inspiração do ataque Xavante, esbarravam no bem montado sistema de defesa do Oriente, que nos momentos que estava sem a bola ficava atrás da linha desta.

Mesmo assim, o Brasil empatou o jogo aos 16 minutos, quando Fabrício aproveitou-se de uma saída errada de bola do Oriente e chutou da entrada da área, anotando o seu décimo primeiro gol na competição e igualando-se ao meia Cristian.

Após o gol, o Brasil continuou martelando o Oriente, mas não criou chances de virar o marcador. Pelo contrário, quem ameaçou foi a equipe de Canoas, que aproveitou-se mais uma vez da instabilidade da defesa xavante e chegou aos 24 minutos, em lance protagonizado pelo meia André.

Incomodado pelo veloz contra-ataque do Oriente, o Brasil teve uma chegada aos 31 minutos da etapa inicial, quando o polivalente Kleyber (que tinha ótima presença no ataque, mas dava espaços ao meia Xandy, principal destaque do Oriente), bateu uma falta rasteira, que foi defendida pelo goleiro Éverson.

Na parte final do primeiro tempo, o Oriente aproveitou os espaços deixados pela meia cancha xavante, que tinha apenas o volante Pedro Azevedo como especialista na marcação, e tomou conta das ações de jogo, levando perigo à meta rubro-negra aos 45 minutos da etapa inicial.

SEGUNDA ETAPA

No início do segundo tempo, o Oriente utilizou a mesma tática do começo da partida para tentar reverter a enorme vantagem do Xavante. Os canoenses partiram para o ataque e chegaram com perigo aos 2 e 4 minutos. No primeiro lance, Gustavo cruza, o goleiro João Augusto falha, mas a defesa do Brasil manda para escanteio. No lance seguinte, André chuta da entrada da área para segura defesa do arqueiro rubro-negro.

Depois destes dois lances, o Brasil tomou conta das ações e cresceu para cima do Oriente. A produção ofensiva do Xavante subiu com a melhora técnica dos meias Cristian e Kleyber, mas também do atacante Fabrício. Além disso, o sistema de contenção rubro-negro acertou a marcação no meia Xandy e acabou com o principal jogador do time de Canoas.

Desta forma, o Brasil criou quatro boas chances de virar o placar. Aos 8 minutos, Cristian faz fila na defesa do Oriente, lança Igor, que chuta à queima-roupa, para grande intervenção de Éverson. Aos 20 minutos, Kleyber conclui após cruzamento da esquerda e a bola passa por cima da trave. Dois minutos mais tarde, Kleyber lança Fabrício, o melhor em campo, que vai à linha de fundo e cruza para o meio da área, mas a caprichosa bola passa por toda a extensão do gol. Finalmente, aos 32 minutos, o bom lateral-esquerdo Noé, bate falta da direita, mas com o pé trocado, e acaba fazendo a bola levar muito perigo ao gol do Oriente.

Mesmo sem conseguir o gol da vitória, a atuação do Brasil na segunda etapa deixou os seus torcedores satisfeitos. Por causa disso, ninguém se importou quando o Xavante diminuiu seu ritmo nos últimos quinze minutos de jogo, permitindo uma chegada do Oriente, que quase marcou o gol quando Caniggia cabeceou e João Augusto defendeu no susto.

Nos instantes finais, a festa xavante tomava conta do Nicolau Fico, mas aos 45 minutos, o eficiente Kleyber chuta, o goleiro defende, e na sobra Samuel conclui para fora, desperdiçando a última chance do Xavante. Depois deste lance, a torcida esperou o apito final e começou a comemoração pela conquista da Copa Sub 19.

Além do título, os torcedores xavantes devem ficar tranquilos, porque a geração Sub 19 do Brasil promete abastecer o grupo principal de jogadores xavantes com bons valores, que podem acrescentar qualidade ao plantel rubro-negro. Dentre os principais destaques do grupo que conquistou a Copa Sub 19, cabe citar os goleadores Fabrício e Cristian, o meia Kleyber, o volante Pedro Azevedo e o lateral Noé.

Comentários

comments

Você pode gostar...