Brasil perde para o Ypiranga no Colosso da Lagoa e está eliminado do Gauchão 2022

Com a eliminação em Erechim, o Xavante conquistou o título de Campeão do Inter – Divulgação/Volmer Perez/G.E. Brasil

 

Por: Leonardo Oliveira

Na noite da última quarta-feira (24), Ypiranga e Brasil duelaram no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, pela partida de volta da semifinal do Gauchão 2022. Nesse sentido, o Xavante entrou em campo com a vantagem, logo que, havia triunfado dentro do Bento Freitas, por 1 x 0. Entretanto, não conseguiu derrubar o 100% de aproveitamento, como mandante, do Canarinho e acabou eliminado.

PRÉ-JOGO

Ypiranga

Em primeiro lugar, a equipe de Erechim foi a grande sensação da 1ª fase do estadual. Acima de tudo, terminou na 1ª posição, com 21 pontos conquistados, sendo 18 deles, no Colosso da Lagoa. Ainda mais, não venceu nenhuma partida fora de casa.

Possui o segundo melhor ataque, com 17 gols marcados, e a melhor defesa, com oito gols sofridos. Porém, chega para a decisão em desvantagem, devido a derrota no jogo de ida, mas com ambição de fazer história e jogar sua primeira final de Gauchão.

Brasil

Por outro lado, a equipe pelotense conseguiu a classificação de maneira suada, somente na última rodada, com a vitória de 1 x 0, sobre o Juventude. Nesse hiato, terminou a fase inicial na 4ª colocação, com 16 pontos conquistados, sendo 7 deles através de empates.

Inclusive, foi a equipe que mais empatou no estadual. Ao todo, marcou 12 gols e cedeu 11 aos seus adversários. Ainda assim, chega para a jogo decisivo com a vantagem mínima, buscando repetir 2018, quando disputou sua última decisão de estadual.

Escalações

O técnico Luizinho Vieira, escalou o Canarinho da seguinte forma: Edson; Gedeílson ©, Carlos Alexandre, Bispo e Diego Porfirio; Lorran, Falcão, Matheus Santos e Marcelinho; Erick e Hugo Almeida.

O treinador Jerson Testoni, mandou a campo o Xavante com a seguinte relação: Marcelo; Marcelinho, Fernando ©, Helerson e Gabriel; Karl, Marllon e Luizinho; Luiz Menezes, Paulo Victor e Thiago Santos.

Ypiranga e Brasil apostos para o começo da decisão – Divulgação/FGF

 

BOLA ROLANDO

1º tempo

Começou o duelo no Colosso da Lagoa e logo aos 2’, Hugo Almeida cabeceou com muito perigo, após cruzamento de Matheus Santos. Minutos depois, Luizinho cruzou na cabeça de Thiago Santos, que mandou sem direção. No lance seguinte, Hugo Almeida escorou para Gedeílson, que finalizou cruzado, para fora. Em seguida, Gedeílson foi a linha fundo e cruzou para Hugo Almeida, que antecipou a marcação e cabeceou. Porém, Marcelo, em dois tempos, executou a defesa. Aos 22’, Marcelo, goleiro do Brasil, recebeu amarelo, por fazer cera.

Logo depois, em bate rebate na área, Falcão mandou para Marcelinho, que desviou, a bola sobrou para Erick, que estufou as redes. No lance seguinte, veio a resposta da equipe xavante. Assim, Luizinho recebeu na entrada da área, finalizou e contou com o desvio em Lorran para superar Édson e igualar o marcador. Aos 31’, após cruzamento de Gedeílson, Hugo Almeida mandou de cabeça, sem chances para Marcelo. Depois do segundo gol do Ypiranga, a partida teve o ritmo reduziu e muitos cartões. Sendo eles, para Marllon, Marcelinho e Gabriel Araújo.

2º tempo

A etapa complementar começou em uma voltagem menor, em relação aos primeiros 45 minutos disputados. Nesse ínterim, a primeira chance de perigo ocorreu aos 10’, através de Marllon, cobrando falta. Logo depois, o Ypiranga respondeu com Matheus Santos, que obrigou Marcelo a operar um milagre. Aos 14’, Matheus Santos foi punido com cartão amarelo. Em seguida, Luiz Meneses carregou a bola e encheu o pé, passando rente a meta defendida por Édson. Minutos mais tarde, Erick recebeu em profundidade, saiu na cara de Marcelo e mandou de cavadinha, aumentando a vantagem do Canarinho.

Dois minutos depois, Matheus Santos recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Fernando Fonseca, do Brasil, também tomou um cartão amarelo. Aos 34’, Hugo Almeida simulou um pênalti e foi punido com um amarelo. Posteriormente, Luizinho foi derrubado na área. Assim, após alguns minutos de análise do VAR, foi constatada a penalidade para o Brasil. Dessa maneira, Marllon partiu para a cobrança e chutou fraquinho, facilitando a defesa de Édson. O Xavante ainda tentou na pressão levar a decisão para os pênaltis, mas não conseguiu balançar as redes e acabou eliminado.

Fim de jogo, Ypiranga é o primeiro finalista do Gauchão 2022 – Divulgação/Enoc Júnior/Ypirang

PÓS JOGO

Em suma, com a vitória por 3 x 1, o Ypiranga encara o Grêmio na final do Gauchão 2022, em busca do título inédito. Nesse hiato, retorna a campo no sábado (26), às 16h30 (horário de Brasília), no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. O jogo de volta ocorre em 2 de abril, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Por outro lado, com o revés, o Brasil está eliminado do estadual, por consequência, conquistou o título de Campeão do Interior. Além disso, começa a preparação para a sequência da temporada, ou seja, a disputa da Série C do Brasileirão.

Eliminado, o Brasil é o Campeão do Interior 2022 – Divulgação/FGF

MELHORES MOMENTOShttps://youtu.be/yqfQs0jSWdY

Comentários

comments

Você pode gostar...