Brasil perde o título das Eliminatórias, mas garante vaga no Mundial de Futsal

Por Luís Artur Janes Silva 

Neste domingo, a seleção brasileira de futsal decidiu as Eliminatórias Sul-Americanas ao Mundial da categoria, que acontecerá na Lituânia, em setembro. O torneio eliminatório aconteceu na cidade de Carlos Barbosa (RS), e teve na final, a reedição da maior rivalidade do futebol mundial. Brasil e Argentina fizeram jogo emocionante, com direito a gol de bicicleta verde e amarelo, mas também virada argentina, que arrebatou o título com um categórico três a um.

O goleiro Guitta não conseguiu evitar a derrota do Brasil para os argentinos, na decisão do torneio que garantiu vagas ao Mundial de Futsal. Crédito da imagem: Yuri Gomes/CBFS.

Mesmo com a derrota, o Brasil já tinha a vaga ao Mundial garantida desde o seu terceiro jogo da fase inicial do campeonato, quando venceu o Equador por 11×0. Na primeira fase, a nossa Seleção ainda passou pela Colômbia (3×0), Paraguai (2×0) e Peru (5×0). Na semifinal, bateu os venezuelanos pelo placar de 3×0. Na final, o Brasil saiu na frente com um gol de Pito, mas não segurou os argentinos, atuais campeões mundiais de futsal. Cabe salientar que, a Argentina venceu todas as partidas que disputou nas Eliminatórias, mas que o melhor jogador em quadra na final foi o goleiro campeão Sarmiento.

Além de Brasil e Argentina, a Venezuela e o Paraguai garantiram as vagas restantes da América do Sul no Mundial. Outras nove seleções já estão com passaporte carimbado para a Copa do Mundo do futebol das quadras (Lituânia, Rússia, Portugal, Espanha, Cazaquistão, Ilhas Salomão, Egito, Marrocos e Angola). 

Esta será a 9ª edição da Copa do Mundo de Futsal, organizada pela FIFA desde 1989. O Brasil é dono de cinco troféus (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012), além de um vice-campeonato (2000), seguido pela Espanha, que venceu em 2000 e 2004. A Argentina venceu em 2016, no Mundial em que Espanha e Brasil foram desclassificados prematuramente e sequer chegaram nas semifinais. Brasil, Argentina e Espanha são os únicos países que participaram de todos os Mundiais de Futsal, versão FIFA.

Comentários

comments

Você pode gostar...