Arte nos túneis subterrâneos de Pelotas

A última exposição de arte do 4 Galeria aconteceu de 10 de novembro a 8 de dezembro e contou com obras, poemas e cenários montados pelo artista pelotense Rafael Schaun, de 20 anos

Poema criado pelo artista Rafael Schaun para a exposição “A Linguagem Secreta das Flores”. Imagem: Renata Ávila

Por Bruna Farias / Em Pauta

O 4 Galeria, um espaço que reúne café, tatuagem, antiquário e, principalmente, arte, já realizou mais de 20 exposições com obras de diversos artistas ao longo de sua história. A última exposição “A Linguagem Secreta das Flores”, realizada e exibida no espaço com obras do artista pelotense Rafael Schaun e com curadoria de Mariana Rachinhas, aconteceu de 10 de novembro a 8 de dezembro.

Idealizado e criado em 2021 por Mariana Rachinhas, proprietária do local, o 4 Galeria teve seu primeiro espaço na Avenida Bento Gonçalves, se mudando para o local atual, nos antigos túneis da Cervejaria Ritter, na metade deste ano. Os túneis, localizados na Rua Santos Dumont, 125, estavam abandonados há 30 anos e sempre chamaram muito a atenção da população pelotense. Mariana conta que foram os proprietários do local que entraram em contato com a mesma: “Os túneis, que muito se fala sobre, é uma mística, já virou uma lenda da cidade. Mas foi uma ideia dos proprietários do prédio que queriam ocupar o espaço com arte e entraram em contato com a gente. Eu vim conhecer o lugar e foi uma experiência muito louca”, explica. 

Interior do 4 Galeria, localizado nos antigos túneis da Cervejaria Ritter. Imagem: Divulgação/Instagram – 4 Galeria

Atualmente o espaço tem um acervo que conta com obras de mais de 100 artistas do Brasil inteiro, e algumas de artistas de outros países. “Todas essas obras, as que não estão em exposição no momento aqui no 4, ficam fora da galeria, em um ambiente climatizado, onde a gente tem todo um controle maior ainda sobre o cuidado das obras e como elas estão”, conta Mariana, que mesmo com obras de artistas de vários locais, ainda prioriza a exposição de trabalhos e peças de artistas pelotenses.

Exposição “A Linguagem Secreta das Flores”

A exposição, que conta com pinturas, poemas e cenários montados pelo artista pelotense Rafael da Rosa Schaun, de 20 anos, foi inspirada no dicionário floral (também conhecida como floriografia) que surgiu no século XIX, na Inglaterra, durante a Era Vitoriana, e permitia o envio de mensagens codificadas que não podiam ser escritas ou faladas, por meio de flores. Essa “linguagem das flores” ficou muito famosa na época, uma vez que a expressão de sentimentos era vista com maus olhos pela sociedade, e, por isso, quando alguém recebia um buquê, era muito mais do que um punhado de pétalas e folhas, era um sentimento a ser decifrado.

Um dos cenários montados no 4 Galeria da exposição “A Linguagem Secreta das Flores”, que mostra flores penduradas no teto. Imagem: Bruna Farias

 

É a partir dessa inspiração que a exposição “A Linguagem Secreta das Flores” é elaborada. “É quase como aquela música de indireta que postamos nos Stories [do Instagram] hoje. É o nosso código moderno para o amor, para a raiva, para a tristeza. E é estranho, porque a gente não vive sobre essa proibição de expressar o que sentimos, mas ainda assim insistimos em carregar essa vergonha. A inspiração da exposição vem desse lugar, de sermos reais e sinceros com o outro, e principalmente com nós mesmos. Afinal, sentimentos não ditos, assim como as flores, murcham”, explica Rafael sobre a criação de sua exposição.

Detalhe de uma das pinturas da exposição “A Linguagem Secreta das Flores” de Rafael Schaun. Imagem: Bruna Farias

 

Rafael também conta que a oportunidade de expor seu trabalho no 4 Galeria foi uma grande chance de sua arte ser conhecida por mais pessoas: “Normalmente as galerias buscam trabalhos profissionais que já têm um nome ou uma carreira muito construída. Então ser um artista novo é muito complicado, muito difícil e o 4 Galeria nos traz essa oportunidade”, relata.

Para Mariana, o espaço não só dá mais oportunidade para os artistas, mas também é uma forma de conectar a população com a arte: “O ser humano vive de arte. Ouvindo música, lendo um livro, assistindo um filme, uma série. Com esses lugares, tu sai do teu comum, sai do seu dia a dia, tu se depara com outras visões sobre o mundo, e acho que essa é a importância. Então, o 4 Galeria é um trabalho que eu tenho muito orgulho”.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...